Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FILME

Suspense pernambucano estreia no 12° Festival Cinefantasy

Publicado em: 17/09/2021 08:30

O curta 'Quando chegar a noite, pise devagar' fica disponível online e gratuitamente até domingo (19) (Foto: Ojú Ubá Filmes/Divulgação)
O curta 'Quando chegar a noite, pise devagar' fica disponível online e gratuitamente até domingo (19) (Foto: Ojú Ubá Filmes/Divulgação)
A pernambucana Gabriela Alcântara faz sua estreia como cineasta com o curta-metragem Quando chegar a noite, pise devagar. O filme é um dos que representa Pernambuco na programação do 12º Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico, de São Paulo. A obra ficcional de suspense usa elementos do terror psicológico para refletir sobre liberdade religiosa, medo e violência de gênero. O filme pode ser assistido online e gratuitamente até este domingo (19) por aqui.
 
O curta apresenta a história de Caia, uma jovem apaixonada por filmes de terror, que se muda para um apartamento no centro do Recife. Em meio a seu cotidiano, coisas estranhas começam a ocorrer no imóvel, deixando a protagonista em paranoia. Assombrada com acontecimentos inexplicáveis, ela recorre a práticas da umbanda para encontrar forças e enfrentar seus medos.
 
Integrando a Mostra Mulheres Fantásticas do festival, Quando chegar a noite, pise devagar lança um olhar à linha tênue existente entre o terror fantástico e real vivido por mulheres e pessoas LGBTQIA+ em um Brasil líder em feminicídio e LGBTfobia. Gabriela conta que o ponto de partida do filme se deu através de histórias reais de mulheres que tiveram suas casas invadidas por terceiros, de ex-namorados a desconhecidos. 
 
“Me impressionou a grande quantidade de depoimentos escritos por mulheres, especialmente apontando que os invasores eram homens”, relata a cineasta, que assina o roteiro e a direção. Composto por equipe majoritariamente feminina e LGBTQIA , o filme traz ainda representatividade para a religiosidade afrobrasileira - historicamente estigmatizada - que, na obra, conduz a protagonista à resolução dos conflitos da trama.
 
Entusiasta do cinema de terror e suspense, Gabriela acredita no gênero como ferramenta para contar histórias a serviço de pautas próprias da contemporaneidade. “O filme foi pensado para colocar o terror em diálogo com a crítica social, intercedendo pela diversidade, pela reconstrução de valores, pelo direito e pela liberdade de ser e estar no mundo”, pontua a cineasta.
 
Quando chegar a noite, pise devagar chega ao público pelo selo Ojú Obá Filmes e traz no elenco nomes pernambucanos como Mohana Uchôa, Aurora Jamelo, Amanda Beça e Carlos Eduardo Ferraz. O curta-metragem foi realizado com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:
Exibição do curta Quando chegar a noite, pise devagar
Quando: Até domingo (19)
Onde: Pela plataforma Innsaei do Cinefantasy
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco