Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

INTERNET

Setembro Amarelo: Canal realiza debate e curta-espetáculo sobre saúde mental LGBTQIA+

Publicado em: 09/09/2021 14:26

Debate com Bruno Filizola,Maria do Céu, Shyrley Araújo e Iris Maria (acima) e curta-espetáculo com Ruby Nox (abaixo) (Foto: Divulgação)
Debate com Bruno Filizola,Maria do Céu, Shyrley Araújo e Iris Maria (acima) e curta-espetáculo com Ruby Nox (abaixo) (Foto: Divulgação)

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, organiza nacionalmente o "Setembro Amarelo". Nesta sexta-feira, (10) é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a web TV7BRASIL, no Youtube, realizará debates, curta-espetáculo, além de depoimentos de profissionais no seu Instagram (@tv7brasil) durante o mês de setembro.

O diretor da TV7BRASIL Marcone Felix criou a campanha Todo Mundo Chora e produziu um debate que será exibido sexta-feira (10), às 19h, mediado pela psicanalista Shyrley Araújo, coordenadora do Instituto Lótus de Psicanalise e a participação das psicólogas Maria do Céu, Presidente do Instituto Boa Vista, representante da Aliança Nacional LGBTQIA+ Pernambuco, Iris Maria, representante do Conselho Regional de Psicologia, além do psicanalista Bruno Filizola, Coordenador do Projeto Escutatória e o SOS Preces.

A conversa entre os profissionais gira em torno do constante crescimento nos índices de suicídio no Brasil. A influência da era 'pós-moderna' nessa tomada de decisão. Também questões centrais das realidades da população LGBTQIA , seus pontos de angústia específicos e outros temas curiosos discutidos em um debate cheio de informações.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde somente em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio o que representa uma pessoa a cada 100 mortes. Quando falamos de pessoas LGBTQIA o ato fica mais alarmante. As pesquisas apontam que jovens LGBTQIA pensam três vezes mais em suicídio que jovens CIS heterossexuais e tem cinco vezes mais chances de tentar de fato o suicídio. Os números são preocupantes, e refletem o stress crônico de se esconder e todo preconceito envolvido na sociedade.

Também outro dado importante é que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar é a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

CURTA-ESPETÁCULO
O diretor Marcone Felix também produziu o espetáculo Todo Mundo Chora, estrelado pela drag queen e performer Ruby Nox, que encarna uma jovem LGBTQIA em estágio depressivo e que tenta desistir da vida com citações da escritora Clarice Lispector. Na primeira vez, desiste. Na segunda, sobe em um arranha-céu e dos seus 150 metros acima do mar encontra a libertação driblando os seus medos durante a dublagem da música tema da campanha Everbody Hurts, na voz da cantora australiana Tina Arena. A canção é triste e melancólica, porém reflexiva foi composta por Michael Stipe, da banda R.E.M, no início dos anos 90 em reação à epidemia de suicídios entre pessoas jovens.

"Me sinto honrada pelo convite e incorporar este personagem de forte dramatização. Me preparei psicologicamente para discutir o tema e levar o melhor da minha arte", revela Ruby Nox, que figura no teatro de Pernambuco pela sua participação como Elis Regina, em 2021, no Teatro do Parque, no espetáculo O Botequim de Elizeth Cardoso, produção da AMOTRANS no projeto Janeiro de Grandes Espetáculos.

Outro destaque do curta espetáculo é o vestido amarelo usado por Ruby Nox e produzido em filó de armação com mangas bufantes, um corpete e uma calda de 5,5 metros. A estilista pernambucana Bethania Borges é quem assina o figurino. O curta espetáculo será exibido na sexta-feira (10), às 22h, no canal da TV7BRASIL, no Youtube.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco