Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EDUCAÇÃO

Secult-PE faz live sobre o papel da cultura na gênese do método Paulo Freire

Publicado em: 10/09/2021 17:22

Everson Melquíades, Fernando Azevedo e Marcelo Mário de Melo (Foto: Divulgação)
Everson Melquíades, Fernando Azevedo e Marcelo Mário de Melo (Foto: Divulgação)

Neste mês, comemora-se o centenário de nascimento de Paulo Freire, pedagogo pernambucano reconhecido mundialmente. O programa Cultura em Rede, da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), homenageia o mestre com a live A contribuição da Cultura na gênese do método Paulo Freire. O webprograma vai ao ar todas as terças, às 19h, no canal que a Secult-PE mantém no Youtube.

Segundo o pedagogo, a Cultura não é um meio apenas de contemplação. "Para Freire, fazer arte é uma forma de intervir politicamente no mundo", diz Everson Melquíades, diretor da Escolinha de Arte do Recife e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Melquíades é um dos convidados da live, assim como o também professor da UFPE/Caruaru, Fernando Azevedo, mestre em Artes pela USP e doutor em Educação pela UFPE. O jornalista, escritor e ativista cultural, Marcelo Mário de Melo, faz a mediação.

Uma das maiores preocupações de Freire era a "educação bancária", em que o aluno era visto como um cofre, no qual o professor depositaria o conhecimento. Para ele, a educação deveria ser "libertadora", com o aluno participando ativamente do próprio processo educacional. "A compreensão de Paulo Freire quanto ao valor pedagógico da Arte indica que a leitura de mundo só será ampla e complexa se a dimensão estética e artística se fizer presente na formação tanto do educador quanto na do educando, para que ambos alcem voos libertários e humanizadores", analisa Fernando Azevedo.

Paulo Freire esteve, desde o início de sua carreira, ligado à arte-educação, tendo sido presidente da Escolinha de Arte do Recife ainda nos anos 1950. Sua primeira mulher, Elza, é considerada uma das pioneiras na introdução da arte nos currículos das escolas públicas do Recife.

SERVIÇO
Cultura em Rede
Quando: terça-feira (14) , às 19h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco