Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Morre Sevy Caminha, fundadora do Bloco Pierrot de São José, aos 85 anos

Publicado em: 08/09/2021 15:42 | Atualizado em: 08/09/2021 15:48

 (Foto: Bruna Costa/Esp. DP)
Foto: Bruna Costa/Esp. DP

A carnavalesca Severina dos Ramos Caminha, mais conhecida como Sevy Caminha, morreu aos 85 anos, na terça-feira (7), no Hospital São Salvador, localizado em Bairro Novo, em Olinda. Ela foi a fundadora do Bloco Pierrot de São José, uma das agremiações responsáveis por manter viva a tradição momesca no bairro de São José, coração do Recife. Junto com o Galo da Madrugada, o Pierrot comemorou 40 anos de existência em 2018. De acordo com a família, Sevy estava na UTI há seis dias por conta de uma infecção urinária, porém também sofreu um AVC e não resistiu. Ela deixa cinco filhos, dois netos e três bisnetos. O enterro será realizado no Cemitério de Santo Amaro, no Centro da capital pernambucana. 

Nascida no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, Sevy Caminha se mudou para o bairro de São José ainda criança. A menina se habituou a espiar as artes carnavalescas no Pátio de São Pedro. Ali encontrou Augusto Bandeira, fundador do Batutas de São José, e Arlinda Cruz, do Clube Vassourinhas. Apaixonou-se ao ver tanta entrega dos dois às coisas da folia. E seguiu rota semelhante. "O carnaval é tudo na minha vida", disse em entrevista do Diario, em fevereiro de 2019.

Ela começou a carreira de carnavalesca desfilando em agremiações como Batutas, Banhistas do Pina, entre outras, até que fundou o Pierrot, em 1978. "Carnaval não é coisa de quatro dias. É coisa do ano inteiro", dise Sevy, na mesma entrevista. Ela sempre defendeu que nos desfiles é preciso "fazer bonito" para impressionar quem acompanha os desfiles, na passarela oficial ou nas ruas. Em síntese, buscar a perfeição dos passos e dos gestos. Nos últimos anos, Sevy também sonhou com um resgate do carnaval de rua do Recife, como ocorreu no passado e ainda ocorre em Olinda. É um desejo de muitos recifenses, que esperam ver mais o "colorido da massa" invadindo o Centro histórico da capital.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco