Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CENTENÁRIO PAULO FREIRE

Itaú Cultural promove exposição e programação virtual dedicadas a Paulo Freire

Publicado em: 16/09/2021 10:01 | Atualizado em: 16/09/2021 10:11

A ação virtual engloba lives, rodas de debate, leituras coletivas, podcasts e passeios virtuais pela exposição (Foto: Acervo Paulo Freire/Divulgação)
A ação virtual engloba lives, rodas de debate, leituras coletivas, podcasts e passeios virtuais pela exposição (Foto: Acervo Paulo Freire/Divulgação)
A 53ª mostra da série Ocupação do Itaú Cultural será completamente dedicada ao centenário do educador Paulo Freire. A exposição presencial fica montada de 18 de setembro (este sábado) a 5 de dezembro, na sede do Instituto em São Paulo. Porém, a homenagem também conta com uma série de atividades on-line para todo o Brasil, entre elas: encontros semanais com intelectuais que estudam ou conviveram com o educador;  podcasts; encontros on-line; passeios virtuais pela exposição; e lives. Parte da exposição e alguns materiais exclusivos ficam disponíveis pelo site do Itaú Cultural também a partir deste sábado.
 
A Ocupação Paulo Freire, que já estava sendo planejada há dois anos, aborda toda a vida do patrono da Educação Brasileira, desde seu nascimento no Recife, em 1921, até a morte em São Paulo, em 1997; passando pelo desenvolvimento do seu método de alfabetização e seu exílio durante a Ditadura Militar. A exposição é dividida em quatro eixos: Formação, Angicos, Exílio e Retorno.
 
Com expografia de Thereza Faria, a exposição traz uma animação com as páginas manuscritas de Pedagogia do Oprimido, seu livro mais conhecido, um mapa interativo e cerca de 140 peças, entre 60 fotografias, vídeos e outros originais, como o Livro do Bebê, feito pelos seus pais quando ele nasceu e manuscritos de sua autoria, como À sombra desta mangueira, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. O rico acervo também engloba cartas, projetos de lei, manuscritos, poemas, marginálias, entre outros.
 
Em seis episódios, o podcast Diálogos sobre Paulo Freire, vai ao ar completo no dia 18 de outubro no site do Itaú Cultural e dos seus diferentes aplicativos Spotify e Apple Podcasts. Ele reúne depoimentos de professores, biógrafos e pessoas que conviveram com o intelectual, jogando luz às suas diversas facetas com objetivo de ampliar a visão do público sobre sua vida e obra.
 
Nas quartas-feiras, de 6 de outubro a 1 de dezembro, das 19h às 21h, acontece a série de encontros Quartas com Paulo Freire. Com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, essa série de nove encontros em formatos diversos trata da prática e da filosofia do educador, assim como das releituras de seu pensamento com trabalhos em áreas como saúde, cultura, feminismo, racismo, agroecologia, música e teatro. Os resumos de cada encontro, que acontecem via Zoom com inscrições pela plataforma Sympla, podem ser encontrados aqui.
 
Confira também a programação das ações de passeio virtual, encontros para leitura e lives por este site.
 
SERVIÇO:
Ocupação Paulo Freire no Itaú Cultural
Quando: De 18 de setembro (sábado) a 5 de dezembro
Onde: Exposição presencial no Itaú Cultural (Av Paulista, 149). Exposição e atividades virtuais pelo site do Itaú Cultural.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco