Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FOTOGRAFIA

Expedições fotográficas criam imersão em paisagens naturais

Publicado em: 09/09/2021 17:58 | Atualizado em: 09/09/2021 18:20

Criado pelas pernambucanas Teresa Maia e Isabela Cribari, a Mirabilia Photo tenta explorar um mercado em ascensão (Foto: Teresa Maia/Divulgação)
Criado pelas pernambucanas Teresa Maia e Isabela Cribari, a Mirabilia Photo tenta explorar um mercado em ascensão (Foto: Teresa Maia/Divulgação)
Ao realizar uma viagem, já é comum que as pessoas registrem ao máximo aquele passeio, na intenção de resguardar memórias e novas paisagens conhecidas. Essa atividade, porém, chega a outro patamar nas chamadas expedições fotográficas, uma tendência já em consolidação que alinha o mercado do turismo com o da fotografia. Foi com o intuito de proporcionar esse tipo de experiência imersiva e a vivência em torno da imagem que as fotógrafas pernambucanas Teresa Maia e Isabela Cribari fundaram a Mirabilia Photo. O nome vem do latim, que significa maravilhas, ao mesmo tempo que se relaciona com mirar enquanto ato de olhar.
 
Criada em 2019, a Mirabilia Photo já organiza expedições regulares para os Lençóis Maranhenses (MA) e para o Vale do Catimbau (PE). A Chapada Diamantina (BA) será a nova opção de destino organizada pela empresa. “O projeto surgiu do desejo de levar pequenos grupos para lugares visualmente interessantes, com produção e roteiro voltados para a fotografia, priorizando as melhores luzes e horários de cada locação. Minha experiência com o cinema tem ajudado muito na concepção de cada roteiro”, comenta Isabela.
 
Para fazer com que uma expedição fotográfica funcione, as fotógrafas realizam uma visita prévia de reconhecimento a todos os espaços. Assim, é possível não só encontrar os melhores locais para as fotografias, mas também estudar o melhor período do ano e as condições meteorológicas, de forma que os clientes não precisem se preocupar com nada além do passeio e do registro artístico. Transporte, hospedagem e alimentação também fazem parte da infra-estrutura analisada pela própria empresa. Com experiência na área de jornalismo, Teresa afirma que “há uma lógica para cada roteiro, que é testado por nós duas. Gostamos muito de viajar, o que nos faz fazer tudo isso com muita alegria e entusiasmo, sem as ansiedades e incertezas de quem se inicia numa aventura desse tamanho”.
 
Devido à pandemia, as expedições foram paralisadas por mais de um ano, porém estão sendo retomadas agora, adaptadas às novas exigências sanitárias. Todos os participantes devem estar completamente vacinados para Covid-19, apresentar um teste negativo com até 48h antes do embarque e usarem máscaras durante o percurso. Segundo as realizadoras, o fato das viagens serem para espaços ao ar livre na natureza ajuda a evitar aglomerações e desenvolver a criatividade após os tempos de confinamento.
 
Como Teresa explica, as expedições fotográficas não são exclusivas para fotógrafos profissionais e amadores, mas qualquer pessoa que tenha interesse na experiência imersiva com a imagem, mesmo que esta seja feita pelo celular. “Antigamente, o celular servia só para falar. Hoje, funciona também como uma câmera fotográfica, uma ilha de edição e um canal de distribuição com as mídias sociais. Existe um crescimento grande das relações virtuais, por isso pensamos em algo que ao mesmo tempo estimula as relações reais, em lugares interessantes”, complementa. Além de que, durante o passeio, também são repassadas dicas de enquadramento e composição fotográfica. 
 
SERVIÇO:
Expedições Fotográficas com a Mirabilia Photo
Onde: Vale do Catimbau
Quando: de 09 a 11 de outubro
 
Onde: Chapada Diamantina
Quando: de 05 a 11 de novembro
 
Mais informações sobre as expedições no site www.mirabiliaphoto.com.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco