Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

INFÂNCIA

Série de oficinas e espetáculos infantis gravados no Recife são disponibilizados gratuitamente

Publicado em: 08/06/2021 11:08 | Atualizado em: 08/06/2021 11:30

Projeto de ONG internacional leva educação e entretenimento para crianças de Pernambuco (Foto: Lívia Neves/Divulgação)
Projeto de ONG internacional leva educação e entretenimento para crianças de Pernambuco (Foto: Lívia Neves/Divulgação)
Dança, contação de histórias, ecologia, música e teatro são os temas das oficinas disponibilizadas gratuitamente pela organização humanitária Aldeias Infantis SOS Brasil. Com a experiência de arte-educadores, a série compõe a segunda edição do Projeto Fortalecer: Território, Cultura e Saberes. Ainda que voltada para formar culturalmente as crianças e jovens das cidades pernambucanas de Araçoiaba, Paulista e Recife, o material pode ser acessado de qualquer parte do Brasil pelo Youtube.
 
Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Unilever, Cremogema e Inbetta, as oficinas foram realizadas ao longo de dois anos. Inicialmente no formato presencial, o projeto teve que se adaptar por causa da pandemia de Covid-19 e teve a estreia do seu espetáculo apenas virtualmente, com gravação no Teatro Boa Vista, no Recife. O espetáculo, também disponível na internet, contou com roteiro e direção de Alexandre Spain e participação especial do famoso Palhaço Chocolate.
 
“O Projeto Fortalecer vem sendo realizado há dois anos com o objetivo de incentivar o fortalecimento familiar e comunitário nos três municípios, proporcionando contato com culturas locais e o direito de sonhar. Apoiamos as crianças, jovens e os familiares para que eles consigam construir novas narrativas, novas perspectivas de vida”, afirma Josiane Silva, coordenadora do projeto em Pernambuco.
 
Sobre o desafio de manter as atividades durante a pandemia, ela completa: “Nossas ações foram adaptadas, mas as equipes continuam acompanhando as famílias. Neste momento, isso é ainda mais necessário. As crianças receberam as atividades em casa e as realizaram junto com suas famílias. Pisar em um palco de teatro, para essas crianças, foi a realização de um sonho. Para manter todos os participantes do projeto Fortalecer seguros, fizemos exames de Covid e seguimos todos os protocolos para prevenção”. Ao todo, 200 crianças e adolescentes participaram das atividades.
 
Além de ser um material que pode ser aproveitado pelos educadores nas salas de aula virtuais, as oficinas e o espetáculo podem ser úteis também no ambiente doméstico, entretendo e ensinando os jovens ao mesmo tempo. Todas as séries de oficinas e espetáculos podem ser encontrados no canal oficial do Projeto Fortalecer.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco