Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ÁLBUM

Pernambucana Fabiana Santiago lança seu EP de estreia

Publicado em: 17/06/2021 09:03

As músicas misturam gêneros juninos e carnavalescos, mas com influências diversas (Foto: Wendson Teixeira/Divulgação)
As músicas misturam gêneros juninos e carnavalescos, mas com influências diversas (Foto: Wendson Teixeira/Divulgação)
Sob a ótica da mulher do sertão, a cantora e compositora pernambucana Fabiana Santiago evoca o poder de superar as diversidades no seu EP de estreia, intitulado Florescer. O disco, com 7 faixas, parte dos ritmos da cultura popular nordestina, mas adiciona influências variadas, da MPB à salsa, merengue e lambada. Já disponível nas plataformas de streaming, o EP também traz um projeto visual com um videoclipe para cada faixa, que podem ser conferidos no canal oficial da artista.
 
“A sonoridade foi definida sob a ótica dos signos e símbolos nordestinos, isso surge na instrumentação, estilo, e composição. Mas tentamos não deixar de lado uma força e uma identificação que tenho com os ritmos latinos”, conta a artista.
 
Durante o isolamento, para se manter ativa criativamente, a artista passou a fazer lives semanais. Essa rotina acabou, porém, se tornando uma oportunidade para desenvolver personalidade própria e testar material. 
 
“Com 20 anos de trabalho na música, ainda não tinha um projeto pra chamar de meu. Era um desejo antigo, mas que ao mesmo tempo me causava medo, de me mostrar enquanto compositora já que minha trajetória foi inteiramente como intérprete. No início de 2020, comecei a rabiscar a primeira canção, forçadamente tentando voltar a escrever. Quando a pandemia se instalou, a mistura de medo e receio aumentou: medo de deixá-la apagar o trabalho construído até aqui, junto do medo de não realizar os projetos para o ano”, reflete ela.
 
Com duas décadas de estrada, a cantora traz a experiência adquirida com inúmeros artistas. As parcerias  vão desde Ednaldo Fonseca (“O Juiz Sanfoneiro”) e Targino Gondim, com quem dividiu palco como backing vocal; a artistas plurais como Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Sorriso Maroto, Vanessa da Mata, Ana Carolina e Roupa Nova.
 
Voz ativa em Petrolina, Fabiana Santiago promove o projeto Show Divas do Vale, que realiza em parceria com as artistas e empreendedoras de vários nichos do Vale do São Francisco. Trata-se de um espetáculo com repertório de artistas ribeirinhos ou que versam sobre a ótica feminina, sobre a riqueza da região e contempla artistas locais e nordestinos.
 
Florescer pode ser ouvido em todas as plataformas de streaming de música e os vídeos estão disponíveis no canal da artista no YouTube. Confira o videoclipe de Eu sou o Sertão:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco