Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Geraldo Menucci, maestro carioca, morre vítima da Covid-19

Publicado em: 19/06/2021 15:47 | Atualizado em: 19/06/2021 16:09

 (Foto: Reprodução/ Instagram)
Foto: Reprodução/ Instagram
O maestro e violinista Geraldo Menucci faleceu neste sábado (19), aos 92 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Menucci deixa os filhos Alexandre, Daniel, Andrea e Katarina. 

Nascido no Rio de Janeiro, Geraldo Menucci se mudou para Recife em 1951, onde foi admitido como maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Recife. Desde então, mostrou-se um grande apreciador de corais. Em 1952 participou ativamente da fundação do Coral Bach, o primeiro coral brasileiro a realizar 11 apresentações em diversos países da Europa. 

Em 1958, o maestro criou mais um grande legado para a cultura pernambucana. Valorizando sempre os recursos e paisagens da cidade que adotou como sua, Geraldo, que na época era regente da Banda Municipal do Recife, organizou a primeira Serenata Fluvial com a participação de 250 pessoas tocando e carregando luminárias em barcos pelo Rio Capibaribe. Defensor da democracia e do acesso à cultura, Menucci também foi Membro do Movimento de Cultura Popular (MCP) na década de 1960.

Em seus últimos anos, Geraldo Menucci se dedicou  à luta pela estruturação e fortalececimento da cultura erudita através do seu trabalho na Orquestra Sinfônica de Olinda.

TAGS: menucci | maestro | covid | luto |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco