Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

GOVERNO

Conselho Estadual de Política Cultural anuncia lista de novos integrantes

Publicado em: 08/06/2021 16:11

Sede da Fundarpe e Teatro Arraial, na Rua da Aurora (Foto: Isabella Valle/Fundarpe)
Sede da Fundarpe e Teatro Arraial, na Rua da Aurora (Foto: Isabella Valle/Fundarpe)

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, anuncia a lista dos novos integrantes da sociedade civil eleitos que vão compor o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC/PE), no biênio 2021-2023. O processo eletivo contou com a participação 501 eleitores que, durante todo o mês de maio, definiram os representantes titulares e suplentes dos 20 assentos destinados aos mais diversos segmentos culturais do Estado. Confira aqui a lista.

A eleição do CEPC/PE foi realizada em duas etapas: habilitação dos eleitores e dos candidatos; fase de votação, que foi completamente virtual, por meio da plataforma Prosas. A fase inicial habilitou 829 agentes culturais, dentre candidatos e eleitores. Na segunda fase, os habilitados puderam votar nos candidatos indicados para cada segmento e área cultural.

"O resultado ora anunciado representa a consolidação do ambiente democrático da gestão da política cultural do Estado", conta o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto. "O CEPC chega a sua terceira composição definida por processo eletivo, desde 2015. Este ano, em um contexto de pandemia e consequentes medidas de distanciamento social, os desafios para a plena participação dos fazedores de cultura foi ainda maior. A realização do processo em formato digital, porém, garantiu uma expressiva adesão dos segmentos e áreas culturais."

Já o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, destaca que "a eleição do CEPC/PE reafirma ainda mais o compromisso democrático da gestão cultural do Estado, que sempre se mantém disposto a dialogar e atender às reivindicações propostas pelos artistas, produtores e grupos pernambucanos". "A culminância deste processo eletivo está em total sintonia com os princípios democráticos do Governo de Pernambuco e com a construção de uma política cultural estruturada, estável e plural, condições fundamentais para desenvolvimento social do Estado", diz o gestor sobre o novo momento do CEPC/PE.

Presidente da Comissão Eleitoral do CEPC/PE, Severino Pessoa ressalta que, embora novo e completamente digital, o processo eleitoral transcorreu sem grandes problemas. "Os fóruns setoriais, que antes eram presenciais, tiveram que ser adaptados ao ambiente virtual. Como Pernambuco tem uma vocação natural para as vanguardas e as novas tecnologias, os novos membros do CEPC/PE foram eleitos num processo seguro, transparente e democrático, graças à segurança que a plataforma Prosas nos oferece", coloca Pessoa.

RECURSOS
Os candidatos ou inscritos que, por alguma razão discordem do resultado publicado, poderão recorrer no período de 9 a 11 de junho. Os recursos devem ser enviados exclusivamente através da plataforma Prosas, pelo preenchimento do Formulário de Recurso ao Resultado Preliminar da Eleição do Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco 2021. Para saber mais, acesse o portal Prosas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco