Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Cantora Maysa, que morreu aos 40, faria 85 anos neste domingo

Publicado em: 06/06/2021 12:10 | Atualizado em: 08/06/2021 14:29

 A estrela, ainda em seu auge, com apenas 40 anos de idade, morreu em um acidente na Ponte Rio-Niterói (Foto: Jorge Butsem/Divulgação)
A estrela, ainda em seu auge, com apenas 40 anos de idade, morreu em um acidente na Ponte Rio-Niterói (Foto: Jorge Butsem/Divulgação)


Quando tinha apenas 25 anos de idade, a cantora Maysa passaria a ser conhecida como uma das vozes mais expressivas da bossa nova com o LP Barquinho (1961). Mas, de sua interpretação marcante, passou a ser reconhecida pelas canções também que falavam de amor, na célebre interpretação de Eu Sei que Vou Te Amar (de Vinícius de Moraes) ou na dor, em Meu Mundo Caiu. A estrela, ainda em seu auge, com apenas 40 anos de idade, morreu em um acidente na Ponte Rio-Niterói. A morte precoce chocou o país. Se estivesse viva, faria, neste domingo (6), 85 anos de idade. 

Maysa em 1956 (Foto: Arquivo Nacional/ Fundo Correio da Manhã)
Maysa em 1956 (Foto: Arquivo Nacional/ Fundo Correio da Manhã)


O acervo da Empresa Brasil de Comunicação guarda verdadeiras relíquias com entrevistas e interpretações da cantora, que entraria para a história da música brasileira. No programa especial Recordar é TV, da TV Brasil, (confira também no EBC Play), conheça a trajetória dela a partir de depoimentos da própria artista, com imagens de 1974. Ela, então, recorda disco e programa de 1956 e explica a parceria e a aproximação com Tom Jobim e Vinícius de Moraes, como em Se Todos Fossem Iguais a Você. "Foi um dos meus carros-chefe", disse. Mas o próprio Tom Jobim reconheceu que Maysa não era apenas uma voz privilegiada. "Ela é uma grande compositora", disse o maestro.

A trajetória da artista, que foi considerada à frente do seu tempo, foi de empoderamento e também de depressão. Histórias da cantora são trazidas na obra biográfica Maysa: Só numa Multidão de Amores, do escritor cearense Lira Neto. Ele concedeu entrevista ao programa Espaço Público, em 2014.  No programa Momento Três, das Rádios EBC, ouça histórias e as músicas de Maysa, que estão disponíveis no Histórias do Frazão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco