Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

10º Circuito de Cinema Infantil traz filmes e debates virtuais gratuitamente

Publicado em: 14/06/2021 10:09

O elogiado longa Liyana encerra a programação do circuito  (Foto: Divulgação)
O elogiado longa Liyana encerra a programação do circuito (Foto: Divulgação)
Criado para democratizar o acesso aos filmes exibidos na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Circuito de Cinema Infantil chega a sua décima edição (e segunda no formato virtual) alcançando todo o Brasil. O evento acontece desta segunda (14) até sábado (19) com exibição de filmes, realização de oficinas e conversas com intelectuais, focando na importância da pluralidade e representatividade das diferentes infâncias brasileiras nas telas. Toda a programação pode ser assistida pelo canal de Youtube do projeto.
 
Cinco dias de debate
A abertura das conversas no dia 14 será sobre “Pandemia, escola e outros agentes da educação”, com a presença da socióloga Helena Singer. Também participam Maria Thereza Marcílio e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Esse encontro será às 19h. Nos dias 15 a 18 de junho, as conversas estão marcadas para às 14h.
 
Destaque também para a participação da professora e antropóloga Jozileia Kaingang e do escritor e líder indígena André Baniwa, que na terça (15) se juntam à antropóloga e cineasta e Rita da Silva para discutir o tema “Povos indígenas: conhecer, respeitar e se encantar”.
 
O encerramento da série de conversas será sobre Séries de animação para todas as infâncias e terá a participação da diretora do Anima Mundi Aída Queiroz, diretora da série Mulheres Fantásticas. A programação completa pode ser conferida no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/circuito/
 
“Este ano, trouxemos temas mais abrangentes em relação à educação e à sociedade brasileira. Como está a educação das crianças nesse contexto de pandemia? Quais imagens estamos mostrando para as crianças? Elas refletem a sociedade? Num momento tão complexo, vemos a força e movimentação da população negra, dos povos originários, das mulheres. E a Mostra sempre teve o cuidado de ser um espelho da sociedade”, reflete Luiza Lins, diretora da Mostra.
 
Programação de filmes
Além das formações, o Circuito lança uma nova coletânea de curtas-metragens brasileiros. São cinco títulos legendados e acessíveis em LIBRAS e audiodescrição que fazem parte do acervo da Mostra: As aventuras de Pety, de Anahí Borges; Dono de Casa, de Anderson Lima; Lé com Cré, de Cassandra Reis; O Menino Leão e a Menina Coruja, de Renan Montenegro; e Dela, de Bernard Attal.
 
Aclamado em todo o mundo, o longa-metragem Liyana (Suazilândia, Qatar, EUA - 2017) encerra o Circuito de Cinema Infantil. A obra premiada dos diretores Aaron e Amanda Kopp será exibida no dia 19 de junho (sábado) e ficará disponível para o público por uma semana no canal no Youtube.
 
Liyana conta a história de cinco crianças órfãs. Guiadas pela lendária contadora de histórias sul-africana Gcina Mhlophe, elas convertem lembranças sombrias em uma narrativa de transformação. Um filme desafiador de gênero que tece a jornada de um herói animado com cenas documentais poéticas para criar um conto inspirador de perseverança. O filme foi exibido no Brasil pela primeira vez no ano passado, durante a 19ª Mostra de Cinema Infantil.
 
SERVIÇO:
10º Circuito de Cinema Infantil
Quando: Desta segunda-feira (14) até sábado (19)
Onde: material disponibilizado no canal de Youtube da Mostra
Confira toda a programação no site oficial.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco