Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA POPULAR

Arlindo dos Oito Baixos é homenageado em live nesta terça (13), quando faria aniversário

Publicado em: 12/04/2021 16:14

 (Foto: Costa Neto/Fundarpe)
Foto: Costa Neto/Fundarpe

No dia 16 de abril, o sanfoneiro pernambucano Arlindo dos Oito Baixos completaria 79 anos, se vivo estivesse. Patrimônio Vivo de Pernambuco, in memorian, o músico continua sendo uma grande referência para os adeptos e apreciadores de uma tradição musical que teve expoentes como Januário e Luiz Gonzaga, citando os mais famosos. Para marcar a data, a Secult-PE/Fundarpe realiza, nesta terça (13), a transmissão virtual de uma conversa sobre o instrumento que virou símbolo do artista. O fole de Arlindo dos Oito Baixos - Legado e salvaguarda está marcada para as 19h, nos canais do Youtube da Secult-PE/Fundarpe e do Cais do Sertão.

Participam da transmissão Ivison dos Oito Baixos, um tocador caruaruense entusiasta da formação em Oito Baixos, o produtor cultural Anselmo Alves e o músico e pesquisador Leo Rugero. A mediação será feita por Leda Dias, que é pesquisadora da sanfona e atualmente gerente de políticas culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

"A passagem do aniversário de Arlindo traz a possibilidade de conversarmos sobre o instrumento que ele representava como expoente maior aqui no estado de Pernambuco. O fole de oito baixos tem uma importância fundamental para nossa música nordestina, como base para expressões musicais do Nordeste, vinculadas basicamente ao forró, e vemos que grandes nomes começaram com o fole de oito baixos, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Sivuca", afirma a mediadora do encontro virtual desta terça.

Segundo Leda Dias, a relação do fole com o Nordeste brasileiro vai além da simples adoção do instrumento. "Aqui ele recebeu uma a afinação diferenciada. Ou seja, existe uma característica peculiar para o fole de oito baixos no Nordeste brasileiro. Então a gente deve conversar um pouco sobre isso, a importância como patrimônio e também a situação atual. Discutir o que a gente espera no mercado da música para o fole de oito baixos, quando a gente vê artistas jovens, como Ivison, que é um excelente tocador, desenvolve um trabalho sobre o instrumento e reinventa essa arte do fole dos oito baixos", concluiu.

SERVIÇO
O Fole de Arlindo dos Oito Baixos - Legado e Salvaguarda
Onde: Canais do YouTube da Secult-PE/Fundarpe e do Cais do Sertão
Quando: Terça (13), às 19h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco