Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXTENSÃO

Webdocumentário em série mostra cotidiano de pesquisas científicas na UFPE

Publicado em: 01/03/2021 12:12

Jorge Farjalla, equipe do HC e Jeymesson Vieira (Foto: Luciana Benitez/Divulgação)
Jorge Farjalla, equipe do HC e Jeymesson Vieira (Foto: Luciana Benitez/Divulgação)


A extensão universitária, prática que em Pernambuco foi iniciada por Paulo Freire nos anos 1960, é necessária para que essas instituições dialoguem com a sociedade de igual para igual, sobretudo em um momento político que vilanizou esses espaços do saber. O webdocumentário em série Pós em ação, que integra o projeto de extensão Ciência UFPE, mostrará o cotidiano das pesquisas científicas realizadas dentro da universidade pernambucana, com vídeos de sete minutos publicados nas plataformas da iniciativa (YouTube e Instagram).

A direção é do cineasta carioca Jorge Farjalla, convidado pelo idealizador do projeto, Jeymesson Vieira, professor do Departamento de Histologia e Embriologia  da UFPE. A estreia será hoje, com novos episódios no dia 1º de cada mês deste ano, totalizando dez capítulos. O projeto também é composto por Luciana Benitez (filmagens) e pelos alunos do curso de cinema Antônio Santos (montagem) e William Diogo (trilha-sonora).

O diretor explica que os vídeos devem ser objetivos, didáticos e interessantes, sendo feitos para despertar a atenção e a curiosidade de pessoas de fora da "bolha" acadêmica. “Falar da ciência na academia é uma coisa complicada, tudo é muito verborrágico e não é palatável. Esse webdoc série tem uma pegada documental, para atingirmos a maior parte da população”, diz Farjalla, que deu entrevista ao Viver por telefone enquanto chegava em uma comunidade de palafitas do Recife para gravações de um episódio sobre esquistossomose.

Jeymesson Vieira e Jorge Farjalla (Foto: Luciana Benitez/Divulgação)
Jeymesson Vieira e Jorge Farjalla (Foto: Luciana Benitez/Divulgação)

"Eu estive muito dentro do Hospital das Clínicas (HC) para filmagens sobre os sintomas da pós-Covid, que é o tema do episódio da estreia. Fomos para a UTI e falamos com médicos. Também tem um episódio sobre membranas da pele, com Elaine Revoredo. O que vem a ser uma pós-graduação de ensino? Fomos para as ruas perguntar o que é ciência. Precisamos encontrar um caminho para a sociedade entender melhor os próprios significados”, diz o diretor, conhecido pelo documentário O cravo e a rosa (2017), sobre as carreiras de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça.

"Sou goiano, moro no Rio de Janeiro e amo o Recife. Vim para cá em 2016, com a peça teatral Dorotéia, com Letícia Spiller e Rosamaria Murtinho, que teve uma temporada no Teatro RioMar. Pernambuco é muito rico em ciência, a UFPE está aí para provar isso. O Nordeste tem uma riqueza muito singular. O Brasil precisa conhecer mais a região", continua. "A maior parte das pessoas que entrevistei trouxeram um pesar muito grande em relação ao governo federal, que não olha tanto para a ciência. Eu fiquei passado ao ver o estado do HC, que serve à população. É um problema social, econômico e cultural", finaliza.

Jeymesson Vieira, responsável pelo projeto de extensão Ciência UFPE, ressalta que outros projetos estão sendo desenvolvidos além do Pós em ação. Um deles é o Bebê em foco, que mostrará a importância da amamentação no combate às doenças congênitas, enquanto o outro se chama Discente 90 segundos, onde pesquisadores vão contar, em 90 segundos, os desafios do cotidiano de trabalho, na maioria das vezes repleto de desafios e sem bolsa.

"Existem vários projetos dentro da universidade envolvendo tecnologia e inovação. Isso precisa ser divulgado para a população, porque ficamos dentro da universidade e muitas vezes as pessoas não sabem o que fazemos dentro. Parece que ela fica em acima dos demais, porém fazemos pesquisas para um fim comum", finaliza Jeymesson.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco