Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Por problema contratual, Spotify retira alguns artistas de k-pop do streaming

Publicado em: 01/03/2021 14:51 | Atualizado em: 01/03/2021 14:54

 (Monsta X foi um dos grupos retirados do streaming. Foto: Arturo Holmes/Getty Images/AFP)
Monsta X foi um dos grupos retirados do streaming. Foto: Arturo Holmes/Getty Images/AFP
O streaming Spotify se distanciou da cultura k-pop. A plataforma não conseguiu acordo com a Kakao M, empresa sul-coreana responsável pela carreira de centenas de artistas do gênero e a partir desta segunda-feira (1º) retirou todos os músicos da organização do catálogo. Grupos populares como Monsta X, Seventeen, MAMAMOO e GFRIEND não estão mais disponíveis no Spotify.

A plataforma lamentou a situação em um comunicado oficial. “O fato de ainda não termos chegado a um novo acordo sobre a distribuição global é lamentável para seus artistas, bem como para fãs e ouvintes em todo o mundo. Esperamos que essa interrupção seja temporária e possamos resolver a situação em breve”, escreveu o Spotify. O streaming confirmou que tentou concluir uma nova parceria durante um ano e meio, mas não conseguiram chegar a termos que agradassem ambos os lados, com isso o contrato expirou no início de março.

A falta de acordo gera o fim de uma distribuição em escala global no streaming. Segundo o próprio Spotify, os artistas eram populares e chegavam há mais 345 milhões de usuários em mais de 170 mercados. O grupo Seventeen inclusive perdeu algo na faixa de 1 bilhão de streams com o desentendimento entre as empresas.





Outro fato que dificultou o progresso nas negociações foi o mercado sul-coreano. A Kakao M é dona do streaming MelOn, que atua no país de origem do k-pop. O Spotify queria distribuir também na Coreia do Sul e a Kakao M não tinha intenção de abrir mão da área. O grupo Epik High’s Tablo chegou a reclamar do fato no Twitter. “O nosso novo álbum Epik high is here está indisponível globalmente contra a nossa vontade”, escreveu o artista.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco