Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Festival Virtuosi divulga programação com concertos, oficinas e palestras

Publicado em: 02/03/2021 13:33

Quarteto holandês Ragazze é um dos destaques da programação (Foto: Nichon Glerum/Divulgação)
Quarteto holandês Ragazze é um dos destaques da programação (Foto: Nichon Glerum/Divulgação)

Após ficar off em 2020, o Festival Virtuosi anuncia hoje a primeira programação on-line, realizada entre os dias 16 e 28 deste mês. Aceito pela Lei Aldir Blanc e pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, o evento capitaneado por Ana Lúcia Altino e pelo maestro Rafael Garcia terá uma maratona de concertos gratuitos e atividades formativas no portal virtuosi.com.br,  no Youtube, Facebook e Instagram. A soprano e pianista alemã Rachel Fenlon e a revelação holandesa Ragazze Quartet são alguns dos destaques. Confira a programação completa no final da matéria.

O bailarino Thiago Soares (Real Balé de Londres) com Rafael Altino (viola), o russo Peter Laul (piano), Ana Lúcia Altino com Jonathan Crow (violino), Catalin Rotaru (contrabaixo), Antonio Meneses (violoncelo), Ricardo Castro (piano), Isaac Duarte (oboé) e Leonardo Altino (violoncelo) também integram a grade. Existe uma programação chamada A nova geração, com Fernando Trigueiro (violoncelo), Raul Victor (violino), Luis Felipe de Oliveira (pianista) e Gilson Filho (violino).

“Foi um desafio repensar o formato do festival. A parte artística é sempre mais simples, mas a tecnologia necessária para o evento virtual, certamente eu não domino. Mas está tudo surpreendente”, diz Ana Lúcia. “Estamos muito felizes com essa oportunidade e, apesar de ser virtual, de estarmos longe dos nossos artistas, tenho certeza que apresentaremos grandes artistas e programação.”

Entre 16 e 18 de março, antes da maratona de shows, o festival realiza o projeto  Virtuosi Diálogos Virtuais, com uma série de debates, como  temas como evolução e estética musical e como consumimos música hoje. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site. Os debates ocorrem das 19h às 21h,  ao vivo, sob o comando do Professor Sergio Barza.

No dia 19, às 19h, a abertura será com o bailarino Thiago Soares, que se apresenta com o violonista Rafaell Altino, cada um em sua casa. No dia seguinte, o festival apresenta um recital com Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas sonatas de Beethoven para piano e também exibirá duas emblemáticas apresentações. O recital do pianista russo relembra a celebração mundial dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, comemorada em 2020. Ainda celebrando Beethoven, o concerto será com o violinista Jonathan Crow, no dia 21.

O festival segue com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que apresenta obras de Messiaen, Schubert, Alma Mahler e George Crumb, além de um recital do contrabaixista Catalin Rotaru. No dia 26, é a vez do violoncelista pernambucano Antonio Meneses e do pianista Ricardo Castro apresentarem Sonatas para violoncelo de Beethoven.

No dia 27, o público poderá conhecer o Ragazze Quartet, grupo holandês de grande expressão formado só por mulheres. Com um repertório de quarteto de cordas do passado e dos dias atuais, elas conseguem realizar performances que falam com  todos os sentidos.  O Virtuosi acaba no dia 28 com o oboísta pernambucano Isaac Duarte e o violoncelista Leonardo Altino.

Palestras
No dia 21, começam as palestras gratuitas com a apresentação de Marcelo Jaffé (viola) e o Quarteto de Cordas de São Paulo. No dia 23, Marisa Rezende debate o tema A interpretação musical e a subjetividade. Nos dias 24 e 25, a jornalista e musicóloga Camila Fresca fala sobre Mulheres na música. Outra conferência é Sanjos: cantar, chorar e falar em coreano no violino, no dia 26, com a coreana Soh-Hyun Park.
 
Masterclasses
O público pode participar de uma série de masterclasses gratuitas, entre os dias 22 e 26 de março, com a presença de instrumentistas renomados mundialmente. A programação de aulas conta alguns dos principais nomes da música clássica mundial, entre eles, Isaac Duarte, Jonathan Crow, Rafaell Altino, Leonardo Altino e Catalin Rotaru. Os encontros acontecem via Zoom e as inscrições já estão abertas.

Confira a programação completa: 

Shows
 
Dia 19: a Viola & a Dança, com Rafaell Altino e Thiago Soares
Dia 20: Sonatas para piano de Beethoven, com Peter Laul (piano)
Dia 21: Beethoven, por Recital Jonathan Crow (violino)
Dia 22: A nova geração I, com Raul Victor (viola) e Fernando Junior (cello)
Dia 23: A nova geração II, com Luis Felipe Oliveira (piano)
Dia 24: A nova geração III, com Gilson Filho (violino) e Luis Felipe Oliveira (piano)
Dia 25: Recital com Rachel Fenlon (soprano e piano), Catalin Rotaru (contrabaixo) e Wan-ting Yu (piano e contrabaixo)
Dia 26: Sonatas para cello, com Antonio Meneses (cello) e Ricardo Castro (piano)
Dia 27: Ragazze Quartet, com George Crumb (Black Angels)
Dia 28: Recital com Isaac Duarte (oboé) e Leonardo Altino (cello)

Diálogos Virtuais

16 a 18 de março
19h às 21h A Jornada do Ouvinte, talks com Sergio Barza

Master Classes

22 a 26 de março
11h-12h30 
Isaac Duarte, Oboé
Jonathan Crow, Violino
Rafaell Altino, Viola

13h-14h30
Leonardo Altino, Cello
Catalin Rotaru, Contrabaixo

PALESTRAS
Dia 22 de Março 
15h o Quarteto de Cordas, Com Marcelo Jaffé, Viola
 
Dia 23 de Março
15h a Interpretação Musical e a  Subjetividade
Marisa Rezende, Compositora
           
Dia 24 de Março
15h Mulheres na Música, Com Camila Frésca, Jornalista e Musicóloga

Dia 25 de Março
15h Mulheres na Música Ii, Com Camila Frésca, Jornalista e Musicóloga
 
Dia 26 de Março
15h Apresentando Sanjos: Cantar, Chorar e Falar Em Coreano no Violino
Soh-hyun Park Altino, Violino

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco