Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Oficinas gratuitas de teatro formam pessoas negras de PE, com enfoque no interior

Publicado em: 23/02/2021 12:10 | Atualizado em: 23/02/2021 14:07

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação


Com o objetivo de democratizar a oportunidade de formação em artes cênicas para pessoas negras de Pernambuco, sobretudo nas cidades do interior, o projeto TEATRO+PRETO está com inscrições abertas para oficinas virtuais gratuitas até o dia 25 de fevereiro (quinta-feira). Com incentivo da Lei Aldir Blanc no estado, as aulas de introdução à linguagem da cenografia teatral (com Victor Lima, de 1 a 5 de março), de iluminação cênica (com Dara Duarte, de 8 a 12 de março) e de produção cultural (com Ivo Rafael, de 15 a 19 de março) serão ministradas de forma acessível por profissionais formados, qualificados e atuantes na área. Os encontros formativos serão realizados pelo aplicativo de videoconferência Zoom, sempre das 19h às 21h. Cada oficina conta com 40 vagas.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. O resultado será divulgado por e-mail e também no Instagram do projeto (@teatromaispreto). Residentes da Região Metropolitana do Recife também podem se inscrever, mas 70% das vagas são destinadas a moradores da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão do estado. Cada encontro formativo terá duração de cinco dias, com 2 horas-aula (totalizando uma carga horária de 10 horas-aula). Serão emitidos certificados para aqueles que obtiverem, no mínimo, 75% de presença na oficina escolhida. É possível que um mesmo interessado realize todas as oficinas. No entanto, é necessário se inscrever em cada curso desejado.

Além de introduzir os interessados nos elementos que compõem o universo teatral, a formação proposta busca promover debates sobre a negritude nas artes cênicas de Pernambuco, contribuindo com a luta antirracista e promovendo o intercâmbio entre os interessados nessas áreas em diferentes regiões do estado. O projeto tem como público alvo pessoas autodeclaradas negras, acima de 16 anos, que desejam iniciar ou aprofundar seus estudos na linguagem das artes cênicas. Os cursos podem interessar a estudantes de artes cênicas, artistas, produtores, técnicos, iluminadores, cenógrafos, fotógrafos e designers. Continua após a foto.

Os ministrantes Victor Lima, Dara Duarte e Ivo Rafael (Foto: Divulgação)
Os ministrantes Victor Lima, Dara Duarte e Ivo Rafael (Foto: Divulgação)

"Esse projeto também tem como base as vivências artísticas dos integrantes que compõem o projeto e as problemáticas identificadas ao longo de suas trajetórias profissionais, principalmente a escassez de pessoas negras no fazer e no pensar artístico nas artes cênicas em Pernambuco", explica Alírio Assunção, responsável pela idealização e coordenação do projeto. "Os artistas e produtores negros foram muito prejudicados pela crise da pandemia. Sem sua única fonte de renda, muitos abandonaram a área artística. Até mesmo aqueles que conseguiram o auxílio emergencial interromperam seus processos de formação, pesquisa, capacitação e de produção."

Em relação ao enfoque em moradores do interior, o coordenador aponta uma necessidade de descontinuar o que denomina de "êxodo artístico". "Existe um movimento de migração dos artistas do interior para a capital do estado em busca de melhorias nas condições profissionais e educacionais. O projeto também visa facilitar a comunicação entre os que se interessam pelos elementos visuais do espetáculo e pela produção cultural no interior para criar uma teia de relações e troca de vivências artísticas com os artistas negros do estado", diz Alírio Assunção.

SERVIÇO
Oficinas do TEATRO PRETO
Inscrições: até o dia 25 de fevereiro (quinta-feira), pelo link forms.gle/q9Jvr2GyrAPEQXi39
Realização: 1 a 5 de março (cenografia teatral), 8 a 12 de março (iluminação cênica) e de 15 a 19 de março (produção cultural).
Quanto: Gratuito
Mais informações: @teatromaispreto (Instagram)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco