Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CARNAVAL

Nova edição do Domingo dos Pequenos será em clima de carnaval

Publicado em: 19/02/2021 12:11 | Atualizado em: 19/02/2021 12:38

 (Foto: Daniel Lima/Fundaj)
Foto: Daniel Lima/Fundaj

A 2ª edição do Domingo dos Pequenos, evento realizado mensalmente pelo Museu do Homem do Nordeste, será carnavalesca. Para homenagear a festa de Momo, o educativo apresenta o Carnaval dos Pequenos, que este ano será realizado em formato virtual devido à pandemia da Covid-19. As atividades serão transmitidas entre 9h e 14h pelo IGTV @museudohomemdonordeste. A programação foi pensada a partir das tradições carnavalescas presentes na exposição virtual “La Ursa de Carnaval”, lançada em 10 de fevereiro pelo Muhne no Carnaval de Todos os Tons da Fundaj.

O evento contará com três oficinas: confecção de máscara La Ursa de Carnava, estilização de máscara de tecido e confecção de ganzá, instrumento musical de percussão. As atividades serão conduzidas virtualmente pelos educadores Olga dos Santos, Murilo Dayo e Élida Nathália, respectivamente.

"Estamos sempre promovendo ações educativas que fazem parte da cultura pernambucana e nordestina e que estão nas nossas raízes. O Domingo dos Pequenos do mês de fevereiro tradicionalmente leva o Carnaval como temática, valorizando as tradições com histórias, oficinas, atividades lúdicas, entre outros", destaca a coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva.

Para a produção e execução de todas as oficinas, basta separar materiais de fácil acesso, como papelão, cola branca, cartolina dupla face nas cores branca, preta e vermelha, lápis hidrocor na cor preta, tesoura, estilete, máscara de tecido, cola de silicone, bandeja de isopor, tinta para tecido na cor que desejar, alfinete segurança tamanho médio, lantejoula, fitas de cetim com largura estreita, garrafa pet de 273 ml ou lata de refrigerante, um pouco de arroz ou feijão, fita adesiva, um rolo de papel higiênico, papéis coloridos, EVA colorido, fitas coloridas e tinta guache na cor que desejar. Além disso, é preciso seguir o passo a passo do vídeo-tutorial dos monitores para confeccionar a mascará de La Ursa e o ganzá.

SERVIÇO
2ª edição do Domingo dos Pequenos
Quando: neste domingo (21), das 9h às 14h
Onde: transmissão no perfil do @museudohomemdonordeste pelo IGTV
Quanto: gratuito

Programação:
9h - Confecção de máscara La Ursa de Carnaval
11h - estilização de máscara de tecido
14h - confecção de ganzá (instrumento musical)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco