Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Live com Quinteto Violado comemora o centenário de Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga

Publicado em: 22/02/2021 17:14

Zé Dantas e Luiz Gonzaga (Foto: Prefeitura de Carnaíba/Divulgação)
Zé Dantas e Luiz Gonzaga (Foto: Prefeitura de Carnaíba/Divulgação)

Neste sábado, 27 de fevereiro de 2021, será comemorado o centenário do lendário compositor José de Sousa Dantas Filho, criador de inúmeros sucessos de Luiz Gonzaga e mais conhecido como Zé Dantas, ou simplesmente Zedantas. Essa última grafia foi adotada por sua terra natal, Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, que realiza festas e publicações como forma de homenagem ao artista. Neste ano, diante da pandemia, a cidade apostará em uma programação de lives no YouTube. A ação começa neste sábado, a partir das 21h, com o show Quinteto Violado Canta Zé Dantas, transmitido ao vivo do Teatro José Fernandes de Andrade. A exibição será realizada nos canais da banda e da Prefeitura de Carnaíba

Mais cedo, logo nas primeiras horas da manhã, a centenária Banda Filarmônica Santo Antônio percorrerá as ruas da cidade rendendo homenagens ao compositor. O calendário de lives seguirá até maio, até que se tenha uma nova posição dos protocolos de segurança em razão da pandemia. Estão previstas lives quinzenais com artistas da terra cantando e interpretando as canções de Zé Dantas. Confira a programação no final da matéria.

Outras atividades, como lançamentos de livros, cordéis, documentário e roteiros esportivos serão anunciadas tão logo seja possível de acordo com as normas vigentes dos protocolos sanitários do governo estadual. Outras apresentações online serão realizadas com poetas, outros artistas e bandas locais, além de programações envolvendo a rede municipal de ensino. A tradicional Festa de Zedantas, que acontece no mês de novembro, deve contar com uma programação especial a depender da pandemia. Um dos destaques será a presença da neta do compositor, Marina Elali, que já participou em outras edições.

Zé Dantas e Carnaíba
Foi na Carnaíba que Zé Dantas viveu sua infância e recebeu as influências que fizeram dos seus versos um retrato do povo sertanejo. Compositor, poeta e folclorista, autor de uma série de composições que fizeram sucesso na voz de Luiz Gonzaga, a exemplo de Cintura Fina, Riacho do Navio, Vem Morena e A Volta da Asa Branca. Além do lirismo e da comédia, traduziu o grito dos nordestinos em busca de dignidade com o clássico Vozes da Seca.

Após concluir o ensino médio, ingressou na faculdade de medicina. Em 1947 Zé Dantas teve seu primeiro encontro com Luiz Gonzaga. A parceria rendeu sucessos como Acauã, Sabiá, O Xote das Meninas, Forró de Mané Vito e tantas outras. Ele foi casado com a pernambucana Yolanda Dantas, que faleceu em 2017, aos 86 anos. O casal teve três filhos. Uma das netas do casal, Marina Elali, seguiu a carreira artística e já gravou músicas compostas pelo avô. Zé Dantas faleceu no Rio de janeiro, no dia 11 de março de 1962.

Confira a programação: 

27 de fevereiro (sábado), às 21h - Quinteto Violado
13/03 - Genailson do Acordeon
27/03 - Marcos e Pavão
10/04 - Bandas de Pífanos
24/04 - Júnior Mendes
08/05 - Adriano Lima
22/05 - Tiago Souza

SERVIÇO
Live Quinteto Violado Canta Zé Dantas
Quando: neste sábado (27), a partir das 21h
Onde: Canais do YouTube do Quinteto Violado e Prefeitura de Carnaíba PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco