Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES VISUAIS

Festival Risco! cria atelier online para reflexões e práticas artísticas

Publicado em: 26/02/2021 18:54

Registro de edição presencial do Risco! (Foto: Walton Ribeiro/Divulgação)
Registro de edição presencial do Risco! (Foto: Walton Ribeiro/Divulgação)

O Festival Risco! Atelier Aberto realiza em março uma edição online que envolve desenhistas, artistas visuais, performers e modelos vivos, profissionais ou amadores. O evento estimula a reflexão e a prática do desenho com modelos vivos com atividades diárias e conta com quatro oficinas e cinco sessões de desenho com modelagem viva, além de exposição, debate, publicação zine e exibição de vídeos. As atividades serão realizadas no formato online com acesso gratuito através da plataforma de videoconferência Zoom. Os interessados podem acessar a programação e efetuar inscrições gratuitamente no site risco.art.br.

A edição é realizada pelo grupo Risco! Experimental, com incentivo da Lei Aldir Blanc m Pernambuco. Desde 2013, o grupo Risco! promove estudos e práticas de desenho e performance com sessões semanais de modelagem viva no Recife e em Olinda. Durante a pandemia, o grupo teve que adaptar os encontros para o ambiente virtual, criando as “sessões de modelo-vídeo”. Já foram realizadas cerca de 30 sessões online nesse período.

OFICINAS 
São quatro oportunidades de experimentação e aprendizagem: a oficina Gestão e pesquisa na prática de modelo-vídeo, de 2 a 5 de março, das 14h às 17h, ministrada pela artista e pesquisadora Bruna Rafaella Ferrer; a oficina Fluida forma do corpo, facilitada pelo artista visual e performer Dante Olivier de 8 a 11 de março, das 9h às 12h; a oficina Performance de modelo vivo, de 16 a 19 de março, das 19h às 22h, com a bailarina e atriz Vi Brasil; e a oficina Modelagem ativa, com a coreo%u0301grafa e artista visual Kildery Iara, de 23 a 26 de março, das 19h às 22h. Os interessados podem conferir mais informações no bit.ly/oficinasrisco.

SESSÕES DE MODELO VIVO 
Cinco encontros vão exercitar o desenho a partir da observação de um modelo vivo, através do uso de plataforma de videoconferência (Zoom, disponível gratuitamente). As sessões serão realizadas nos dias 1, 8, 15, 22, 29, sempre segundas, às 19h, com a performance de um modelo diferente em cada encontro: Ava Reina Bárbara, Bieu Moura, Jonas Araújo, Renata Caldas e Thango Borges. Não há pré-requisito para participar das sessões.Os interessados já podem se inscrever no link: bit.ly/sessoesrisco.

O festival também contará com uma exposição virtual com curadoria colaborativa com obras criadas durante as sessões. Os desenhos dos participantes serão apresentados no site e perfil do Instagram do Risco!, com atualizações no decorrer do festival. Um zine (publicação) online também será criado a partir de registros em textos, vídeos e ilustrações do público.

AUDIOVISUAL
As ilustrações criadas pelos participantes do Risco! estão se transformando numa animação, através do projeto Risco! Animado. O vídeo de animação será lançado no dia 29 de março, às 19h. Na mesma noite, haverá sessão de desenho com modelo vídeo, seguido de debate com os participantes do projeto. No dia 31 de março, um vídeo-registro do Festival com Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) será lançado no Mapa Cultural de Pernambuco, encerrando a programação.

SERVIÇO
Festival Risco! Atelier Aberto
Quando: 1 a 31 de março de 2021
Informações e inscrições nas oficinas: bit.ly/oficinasrisco 
Oficina Gestão e pesquisa na prática de modelo-vídeo - Inscrições até 26/02
Oficina Fluida forma do corpo - Inscrições até 03/03
Oficina de Modelo vivo - Inscrições até 11/03
Oficina Modelagem viva - Inscrições até 18/03
Informações e inscrições nas sessões de desenho: bit.ly/sessoesrisco
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco