Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

OPORTUNIDADE

Escola abre inscrições para formação gratuita em aéreos circenses

Publicado em: 18/02/2021 16:00

Malu Vieira, fundadora do Casulo (Foto: Rodrigo Garcia/Divulgação)
Malu Vieira, fundadora do Casulo (Foto: Rodrigo Garcia/Divulgação)

A escola Casulo está com inscrições abertas para a Formação Teórico-Prática em Aéreos Circenses, que será realizada entre 27 de fevereiro e 21 de março na plataforma Zoom, gratuita e totalmente online. Com carga-horária total de 18h/aula, é voltado para praticantes, artistas e professores de aéreos interessados em adquirir ou renovar conhecimentos sobre as modalidades aéreas. São apenas 20 vagas. As inscrições vão até 23 de fevereiro. O formulário para inscrição está disponível no instragram @voacasulo.

Além do curso, haverá também duas lives pelo Instagram, onde os interessados poderão degustar os temas abordados com especialistas nas áreas de fisioterapia circense (Hammai de Assis) e segurança no circo (Diego Ferreira). Essas lives serão livres, já o curso, que começa dia 27, é só para inscritos e selecionados. 
 
Nesta quinta-feira (18), às 20h30, duas professoras do curso, Malu Vieira (@maluvieirape) e Hammai Assis (@hav_cinesia), estarão ao vivo conversando sobre Como Prevenir Lesões no Circo, uma prévia de um tema bem importante que será destrinchado no módulo 2. Malu Vieira é fundadora do Casulo e dá aulas de tecido, trapézio fixo, consciência corporal e flexibilidade. Hammai é fisioterapeuta, instrutora de Pilates e artista circense.

SERVIÇO
Inscrições para Formação Teórico-Prática em Aéreos Circenses
Até o dia 23 de fevereiro, no Instagram @voacasulo ou WhatsApp (81) 99546-5378
Período do curso: 27 de fevereiro e 21 de março na plataforma Zoom, 

Confira a ementa do curso:
 
MÓDULO 1 (3h): Segurança na Montagem dos Aparelhos Aéreos (27/02)
Nessa aula teórica, iremos responder à pergunta “do que preciso saber para me pendurar com segurança?”. Assim, falaremos sobre equipamentos de ancoragem e como montar/instalar de forma segura. Também discutiremos que certificações os produtos têm que ter e como saber qual o material ideal para cada prática, considerando carga de trabalho e de ruptura, material (há diferenças entre aço e alumínio, por exemplo). Os alunos ficarão livres para tirar todas as dúvidas que precisarem.
 
MÓDULO 2 (3h): Prevenção de Lesões e Introdução à Anatomia dos Aéreos (28/02)
Discutiremos as lesões comuns nas práticas circenses, em especial nos aéreos, e irei propor formas de preveni-las e que tipo de ajuda procurar em caso de lesão. Além disso, irei compartilhar os conhecimentos do livro de anatomia aplicada aos aéreos “Applied Anatomy of Aerial Arts”, da fisioterapeuta circense estadunidense Emily Scherb, para que todos possam ter acesso aos seus conteúdos, até então só disponíveis em inglês.
 
MÓDULO 3 (3h): Treinamento Físico para Aerialistas (06/03)
- Como montar um programa de treinamento físico específico (1h)
Discutiremos, baseando-se no módulo 2, as necessidades do praticante de aéreos, considerando grupos musculares recrutados, funções das articulações nos aéreos e periodização de treinos.
- Aula Prática 1: treino de força - 2h
 
MÓDULO 4 (7h): Tipos de Treino de Flexibilidade (07, 13 e 20/03)
- Quais são os tipos de flexibilidade e quais devo praticar para os aéreos? (1h) 07/03
Abordagem teórica dos tipos de flexibilidade, a partir da revisão bibliográfica de livros como “Ciência da flexibilidade” (Michael J. Alter) e “Técnicas circenses aéreas” (Carlos Sugawara).
 
Aula Prática 1: treino de flexibilidade de tronco (2h) - 07/03
Aula Prática 2: treino de flexibilidade de espacate (2h) - 13/03
Aula Prática 3: treino de flexibilidade de abertura (2h) - 20/03
 
MÓDULO 5 (2h): Caminhos Possíveis para uma Formação Profissional de Aéreos em Pernambuco (21/03)
Iremos discutir possibilidades de profissionalização em aéreos tanto para o ensino quanto para a carreira artística, abordando ações na iniciativa privada e no acesso a editais públicos (o que é preciso para se inscrever, como fazer, etc).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco