Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Edição online do Panela do Jazz homenageia maestro Moacir Santos

Publicado em: 10/02/2021 15:14

Spok Quinteto, Agláia Costa e Amaro Freitas Trio são algumas das atrações do evento (Foto: Divulgação)
Spok Quinteto, Agláia Costa e Amaro Freitas Trio são algumas das atrações do evento (Foto: Divulgação)

Após reunir mais de 10 mil pessoas no Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, o festival pernambucano Panela do Jazz realiza a sua primeira edição online nos dias 20 e 21 de fevereiro, a partir das 16h. Com programação pensada para homengeador a obra do maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos, o festival reunirá Dois de Paus (com participação de Nena Queiroga), Augusto Silva & Frevo Novo e Amaro Freitas Trio no primeiro dia. O segundo dia terá Agláia Costa, Sertão Jazz (com Amanda Cabral e Karol Maciel) e Spok Quinteto (com Maíra e Moema). Confira a programação cmpleta de shows e oficinas no final da matéria.

Os artistas subirão ao palco montado no Fábrica Estúdio (com obediência aos critérios sanitários definidos pelas autoridades) e terão as performances transmitidas ao vivo pela plataforma do Panela no YouTube e nas redes sociais. Moacir Santos também será homenageado na edição física, prevista para ocorrer no bairro do Poço da Panela, em novembro (caso a vacinação avance o suficiente), durante a Semana da Consciência Negra.

Por conta da homenagem, o tema deste ano é A musicalidade afro-brasileira no experimentalismo do jazz, sendo inspirado na vida e na vasta produção do artista nascido em Serra Talhada, Sertão do Estado, radicado nos Estados Unidos e consagrado em palcos internacionais através de obras icônicas e parcerias celebradas com nomes da dimensão de Vinicius de Moraes e Kenny Burrell.

A curadoria do Panela do Jazz em 2021 fica a cargo do contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical Bráulio Araújo, uma das metades do Dois de Paus, escalado para o festival. Coube a ele a missão de montar uma grade artística alinhada à essência múltipla da obra de Moacir Santos e exclusivamente preenchida com atrações locais em resposta ao estímulo ao festival proporcionado pela Lei Aldir Blanc - fomento emergencial aprovado pelo Congresso para ajudar a cena musical prejudicada pela suspensão dos shows em virtude da pandemia da Covid-19.

Oficinas
A obra de Moacir Santos também inspirou a realização de oficinas musicais gratuitas nos dias anteriores aos shows. Quatro aulas de uma hora cada estão programadas para os dias 18 e 19 de fevereiro e serão ministradas online pelo maestro Spok e pelo pianista Amaro Freitas, no primeiro dia, e pela percussionista Lara Klaus e pelo guitarrista Luciano Magno, no segundo dia (serão às 18h e às 20h).

SERVIÇO
Panela do Jazz - Edição especial em homenagem a Moacir Santos
Onde: Canal do Panela do Jazz no YouTube
Quando: de 18 a 21 de fevereiro, a partir das 16h
Quanto: Gratuito

Programação completa:

Dia 20 de fevereiro, a partir das 16h
Dois de Paus com Nena Queiroga
Augusto Silva & Frevo Novo
Amaro Freitas Trio

Dia 21, a partir das 16h
Agláia Costa
Sertão Jazz com Amanda Cabral e Karol Maciel
Spok Quinteto com Maíra e Moema

OFICINAS
Dia 18: às 18h, masterclass de sax com Maestro Spok e, às 20h, masterclass de piano com Amaro Freitas 
Dia 19: às 18h, masterclass de percussão com Lara Klaus, e às 20h, masterclass de guitarra com Luciano Magno
Quanto: gratuitas
Inscrições: poderão ser feitas de 1/2 a 15/2 pelo site ou aplicativo do Sympla, com limite de 30 pessoas por aula
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco