Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PÓS-PANDEMIA

Cine PE debate empreendedorismo cultural no Norte e Nordeste durante pandemia

Publicado em: 24/02/2021 11:46

Almir Rouche é um dos artistas convidados na programação Quintas do Cine PE, nesta quinta (25), às 19h (Foto: Divulgação)
Almir Rouche é um dos artistas convidados na programação Quintas do Cine PE, nesta quinta (25), às 19h (Foto: Divulgação)

A pandemia deixou marcas severas na economia cultural ao redor do país. Para driblar essa situação, os artistas tem buscado se reinventar através de shows on-line, lançamentos virtuais e interação nas redes sociais. O impacto da crise sanitária nos estados do Norte e Nordeste é tema do novo programa Quintas do Cine PE, que será nesta quinta-feira (25), às 19h, ao vivo, no YouTube do festival. Participam da conversa o músico pernambucano Almir Rouche, o produtor cultural paraense Emanoel Freitas e a produtora audiovisual baiana Vânia Lima A curadoria e a mediação da conversas é de Alfredo Bertini, diretor do Cine PE. Nesta edição, o debate vai trazer especificidades das linguagens do audiovisual, da música e do teatro.

"A nossa intenção é que seja uma conversa leve, descontraída, tentando entender na prática como é possível empreender na área da cultura nessas regiões, que muitas vezes têm suas produções culturais tão estereotipadas no cenário nacional", diz Bertini. O primeiro convidado da conversa é Almir Rouche, cantor e compositor com 34 anos de carreira. Com a pandemia, o artista vem promovendo lives no estilo voz e violão e tem se engajado em causas que considera fundamentais, como a solidariedade àqueles profissionais que compõem o mercado da cultura.

Já Emanoel Freitas, artista, diretor, gestor e produtor cultural, atuante na cidade de Belém, deve falar a partir da sua experiência no teatro. Freitas possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade da Amazônia. É também coach certificado pela SBCoaching, e especialista em Gerontologia pelo Instituto Albert Einstein.

E, para completar o papo, Bertini vai conversar também com Vânia Lima, sócia-fundadora do grupo Têm Dendê Produções, que atua na área de criação e produção audiovisual. Com um trabalho sediado na Bahia, o grupo possui 21 anos de atividades e uma cartela de obras produzidas e coproduzidas no Brasil, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica e Dinamarca. Na próxima semana, dia 4, o tema será “Produzir conteúdo televisivos ou investir em modelos prontos?”, com André Sady, do Canal Brasil, e Gustavo Almeida, da EPC/TVPE.

SERVIÇO
Quintas do Cine PE – Os novos desafios de empreender na área da cultura no Norte e Nordeste
Quando: Quinta-feira (25/2), às 19h
Convidados: Almir Rouche (Música/PE), Emanuel Freitas (Teatro/PA) e Vânia (Audiovisual/BA)
Mediador: Alfredo Bertini
Onde: YouTube do festival
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco