Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Cepe promove primeira live de Silviano Santiago

Publicado em: 15/02/2021 21:01 | Atualizado em: 15/02/2021 21:14

O escritor, ensaísta e crítico literário Silviano Santiago lança livro Fisiologia da composição (Foto: Divulgação)
O escritor, ensaísta e crítico literário Silviano Santiago lança livro Fisiologia da composição (Foto: Divulgação)

Ainda nos primeiros meses da pandemia, o escritor Silviano Santiago se dedicava a escrever um dos seus mais sofisticados ensaios: Fisiologia da composição – Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis, editado pelo selo Suplemento Pernambuco, da Cepe Editora. Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, às 19h, o autor dá uma aula sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis, nesta que será  sua primeira live, com mediação do editor do Pernambuco, Schneider Carpeggiani, no canal da Cepe no Youtube (bit.ly/canalcepe). No mesmo dia, a obra autografada pelo autor começa a ser vendida exclusivamente no site da Livraria Travessa.

Este é o terceiro livro do escritor publicado pelo selo Suplemento Pernambuco, que já editou Genealogia da ferocidade (1917), Uma literatura nos trópicos (2019) e agora Fisiologia da composição. O livro está focado na leitura de dois grandes nomes: Graciliano Ramos, em que faz uma imersão em Memórias do Cárcere; e Machado de Assis, com Memórias póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó.

Leia mais: Livro de Silviano Santiago reflete sobre obras de Machado de Assis e Graciliano Ramos

Silviano desenvolveu uma narrativa sofisticada, tendo como princípio a ideia de tematização do corpo  do autor como algo a ser analisado na literatura. Em Memórias do cárcere, Graciliano vai trazendo a própria decadência física, os remédios que é obrigado a tomar na prisão. É uma ideia de como o corpo aparece na obra.

SERVIÇO
Live-aula sobre o livro Fisiologia da composição - Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis, com mediação de Schneider Carpeggiani
Quando: 18 de fevereiro, às 19h, no canal da Cepe no youtube (bit.ly/canalcepe)
Preço do livro: O livro autografado pelo autor estará à venda no site da Livraria Travessa por R$ 51 com entrega em todo o Brasil clicando aqui. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco