Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

HOMENAGEM

Cartunistas e artistas plásticos homenageiam Tarcísio Pereira, da Livro 7. Confira as obras

Artistas pernambucanos se reuniram para homenagear o livreiro no Diario, neste Sábado de Zé Pereira

Publicado em: 13/02/2021 08:31 | Atualizado em: 13/02/2021 14:57

Além de livreiro, Tarcísio Pereira ficou conhecido por fundar o bloco carnavalesco Nóis Sofre Mas Nóis Goza (Arte: Lailson de Holanda)
Além de livreiro, Tarcísio Pereira ficou conhecido por fundar o bloco carnavalesco Nóis Sofre Mas Nóis Goza (Arte: Lailson de Holanda)


Tarcísio Pereira foi uma das personalidades mais representativas da cultura pernambucana, desde que inaugurou, em 1973, a Livro 7, uma livraria que se tornou um dos principais pontos de resistência cultural de um período em que a liberdade de pensamento e expressão era conquistada todo dia através de atitudes ousadas como a dele. Tarcísio foi um mecenas que patrocinava cartazes, capas de livros, discos e publicações alternativas de artistas iniciantes nas décadas de 1970, 80 e 90 e que hoje são reconhecidos nomes da cultura de Pernambuco.

Em 1976, Seu Sete, como era carinhosamente chamado, foi um dos fundadores do irreverente bloco carnavalesco Nóis Sofre Mas Nóis Goza, que se concentrava a partir do meio-dia do sábado de carnaval na frente da sua livraria. Dali, Tarcísio comandava a alegria que se espalhava pela Rua 7 de Setembro e tornava Pernambuco mais feliz.

Tarcísio nos deixou no dia 26 de janeiro passado, em um ano onde não teremos carnaval nas ruas. Mas a mística do seu número e seu espírito alegre continuam conosco através do trabalho de sete cartunistas e sete artistas plásticos pernambucanos, que neste Sábado de Zé Pereira (ou Sábado de Tarcísio Pereira) se juntam nas páginas do Diario de Pernambuco para homenagear esse ícone da nossa cultura.

Confira:

CARTUNISTAS

1 - Lailson de Holanda
 (Arte: Lailson de Holanda)
Arte: Lailson de Holanda

Iniciou carreira nos anos 1970 e, de 1977 a 2005, foi chargista diário no Diario de Pernambuco. Cartunista, jornalista e publicitário, é também pesquisador sobre humor gráfico com livros publicados pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE), de Alcalá (Espanha) e Eduardo Mondlane (Moçambique). Foi o criador dos Salões de Humor de Pernambuco nos anos 1980 e do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco de 1999 a 2005. Um dos criadores do movimento da Psicodelia Pernambucana na década de 1970, também é músico, compositor, cantor e ator. Contato: lailson@lailson.com.br.

2 - Ronaldo Câmara
 (Arte: Ronaldo Câmara)
Arte: Ronaldo Câmara

É chargista, cartunista, escultor e artista plástico. Sua obra mais conhecida é a escultura A lavadeira, em torno da qual são realizadas festas populares. Participou da coletânea Humor no fim do século, que reuniu trabalhos de cartunistas pernambucanos no ano 2000. Contato: (81) 99689-1385.

3 - Luciano Félix
 (Arte: Luciano Félix)
Arte: Luciano Félix

Começou a carreira nacional no estúdio LHC Associados e como quadrinista na revista Mad em 2002. Ganhou vários prêmios em salões de humor. Trabalha como ilustrador de livros e estampas turísticas, editou e publicou o álbum independente Wander - Herói Porque Sim! e, em 2019, criou o selo Quadrel para abrigar paródias que misturam quadrinhos com cordel. Contatos: (81) 99959-6987 e ficcitia.blogspot.com.br.

4 - Carlos Araújo
 (Arte: Carlos Araújo)
Arte: Carlos Araújo

É cartunista e ilustrador, tendo ilustrado uma versão em quadrinhos da Bíblia para crianças. Foi chargista em jornais pernambucanos e faz caricaturas ao vivo em eventos sociais e empresariais. Contatos: (81) 99773-8190 e carlosaraujo_ilustrador@yahoo.com.br.

5 - RAL (Romildo A. Lima)
 (Arte: RAL (Romildo A. Lima))
Arte: RAL (Romildo A. Lima)

Foi cartunista e ilustrador em vários jornais pernambucanos e editor de arte no Diario de Pernambuco. Colaborou com o lendário O Pasquim e é um dos fundadores do escrachado Papa-Figo. Contatos: (81) 98746-8185 e ral.cartunista@gmail.com.

6 - Samuca Andrade
 (Arte: Samuca Andrade)
Arte: Samuca Andrade

É cartunista, quadrinista, caricaturista, chargista e artista gráfico. Recebeu vários prêmios de charge e cartum, inclusive o World Press Cartoon, em Sintra, Portugal (2011). Contatos: (81) 98884-9399 e www.samucartum.org.

7- Clériston Andrade
 (Foto: Clériston Andrade)
Foto: Clériston Andrade

É chargista, músico por intuição, jornalista e doutor em linguística. Tem artigos publicados sobre linguagem do traço na educação e o livro Minha verdade sobre a ditadura - Crônicas e charges. Frequentou e foi parceiro da Livro 7, que apoiou seus jornais e cartazes de shows. Contatos: (81) 98288-4928 / cleriston53@gmail.com / @cleriston.hq.

ARTISTAS PLÁSTICOS

8 - Thina Cunha
 (Arte: Thina Cunha)
Arte: Thina Cunha

Cursou pintura na Escola de Belas Artes do Recife e escultura na Universidade de Lafayette, em Louisiana (EUA). Realizou várias exposições no Brasil e no exterior e mantém o Atelier Aberto, no Recife, onde ministra aulas de iniciação à escultura. Contato: (81) 3339-8107 e @thinacunha.

9 - Júlio Holanda
 (Arte: Júlio Holanda)
Arte: Júlio Holanda

Trabalhou como ilustrador e diretor de arte em diversas agências de publicidade de Pernambuco e São Paulo. É músico, compositor e há 30 anos se dedica à carreira de pintor e artista plástico. Contato: (81) 98765-8177.

10 - Ana Blue (Analúcia Vasconcelos de Melo)
 (Arte: Ana Blue)
Arte: Ana Blue

É cartunista, ilustradora, quadrinista e pintora. Participa de exposições e eventos artísticos, tendo sido uma das artistas incluídas na exposição mundial Cow Parade. Contatos: (81) 99774-8607 / anabluearte@gmail.com / @ana_blue_art.

11 - Toni Braga
 (Arte: Toni Braga)
Arte: Toni Braga

É artista visual e produtor cultural, atuando em manifestações populares como maracatus, caboclinhos e cavalos marinhos da Zona da Mata. Estudou com Abelardo da Hora, João Câmara, entre outros, e participou de exposições no Panamá, França, EUA e diversos estados brasileiros. Contatos: (81) 98550-9551 e bragatoni@gmail.com.

12 - Sávio Araújo
 (Arte: Sávio Araújo)
Arte: Sávio Araújo

É pintor, escultor, caricaturista, cenógráfo e ilustrador. No Museu Paço do Frevo, sua obra-destaque está imortalizada em 30 fotos da criação, execução e montagem do Galo Maestro da Ponte, de 2010/16. Contatos: (81) 99853-7675 e saviocoracaocaju@gmail.com.br.

13 – Isac Vieira
 (Arte: Isac Vieira)
Arte: Isac Vieira

Dedica-se à pintura desde 1982. Seus trabalhos se encontram em diversos países como Espanha, Portugal, Itália e Alemanha. Figurativo impressionista moderno, sua técnica apresenta paisagens, naturezas mortas e retratos. Seu ateliê permanente é na Casa da Cultura, no Centro do Recife. Contatos: (81) 99798-4691 e 99797-3833.

14 – Cavani Rosas
 (Arte: Cavani Rosas)
Arte: Cavani Rosas

É desenhista, ilustrador, pintor e escultor. Suas obras estão espalhadas pelo Brasil em espaços públicos, prédios comerciais, instituições e residenciais. Ministra aulas de desenho, pintura e escultura em seu ateliê e já participou de diversas exposições no país e no exterior. É o autor do primeiro estandarte do bloco Nóis Sofre Mas Nóis Goza. Contato: (81) 99765-1895.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco