Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Tipóia Festival celebra 21 anos com extensa programação online

Publicado em: 20/01/2021 17:27 | Atualizado em: 20/01/2021 17:27

Buguinha Dub, Jessica Caetano e Déu são alguns nomes da programação (Foto: Buguinha Dub, Ze%u0301 de Holanda e Déu/Divulgação)
Buguinha Dub, Jessica Caetano e Déu são alguns nomes da programação (Foto: Buguinha Dub, Ze%u0301 de Holanda e Déu/Divulgação)

O Tipóia Festival, que ocupa praças, ruas e lugares públicos da cidade de Tracunhaém desde 1999, realizará a sua edição de 2021. Para festejar os 21 anos de existência de um festival independente de destaque na Zona da Mata pernambucana, o evento apostará na união entre a cultura popular, música independente e diversidade cultural pernambucana. Por conta das medidas restritivas contra o contágio da Covid-19, as atividades ficarão concentradas apenas na internet. A programação será realizada nos perfis oficiais do festival no Youtube, Facebook e Instagram, começando segunda-feira (25) e seguindo até o próximo domingo (31). Confira os detalhes da programação a seguir.

A programação é idealizada há vinte anos pelo músico e produtor cultural Sidclei Marcelino, conhecido como Sid3 Batera. A iniciativa inclui mostra de vídeos Afro-Indígena, apresentação de teatro de mamulengos, oficinas virtuais pré-gravadas de artesanato de barro, cinema de animação com dispositivos móveis e cartonagem, seguidas de live tira dúvidas, todas com o objetivo de estimular jovens e adultos para novas habilidades artístico-culturais. 

O evento também contará com uma roda de entrevistas online com mestres e mestras da cultura popular e artistas que já passaram pelo Tipóia Festival em anos anteriores. Além disso, o festival traz para o público um encontro de bateristas da música alternativa. Na ocasião, cinco baterias vão se revezar, entre um som e outro. Todo o conteúdo pode ser acompanhado pelo pelos internautas, sem precisar sair de casa. O Tipóia Festival vai proporcionar uma imersão nos principais ritmos que embalam a música alternativa e a cultura pernambucana, como coco, ciranda, frevo, maracatu rural, entre outros gêneros musicais.

Nos três dias de gravações do festival a programação será mesclada por veteranos e contemporâneos da música independente e cultura popular.  Na grade artística, apresentações do Coco de Roda Panela de Barro - (Tracunhaém); Coco de Derval - (Nazaré da Mata); Ritmo Frevo Orquestra - (Tracunhaém); Tercina - (Tracunhaém); Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém com Mestre Síbia e Mestre Bi, de Nazaré da Mata.

O Tipóia Festival 2021 também receberá atrações convidadas: Jéssica Caetano - (Triunfo); Buguinha Dub - (Olinda); e Hanagorik - (Surubim). O destaque da programação fica por conta do grande Encontro de Reggae Roots PE, que reunirá, em uma única apresentação virtual, Afonjah (Olinda), Ivano (Recife) e participação especial de SID3 BATERA (Tracunhaém). Os shows dos artistas serão realizados dentro dos protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária, contra a propagação do Covid-19, com distanciamento social e uso máscaras e álcool em gel.

O Tipóia Festival deste ano tem o incentivo da Lei Aldir Blanc PE, e apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo do Estado e Governo Federal. Toda programação será disponibilizada nos perfis oficiais do festival no Youtube, Facebook. Já os bastidores do festival podem ser acompanhados pela página do Instagram. 

Confira a programação: 

Segunda-feira (25)
Oficina de Cinema de Animação
Live Tira Dúvidas

Terça-feira (26)
Oficina de Cinema de Animação
Oficina de Cerâmica
Live Tira Dúvidas

Quarta-feira (27)
Oficina de Cerâmica
Oficina de Cartonagem
Live Tira Dúvidas

Quinta-feira (28)
Oficina de Cartonagem
Live Tira Dúvidas

Sexta-feira (29)
Mamulengo Teatro  Riso – (Glória do Goitá).
Coco de Roda Panela de Barro – (Tracunhaém)
Jéssica Caetano – (Triunfo)
Buguinha Dub – (Olinda)

Sábado (30)
Mamulengo Americano – (Tracunhaém)
Coco de Derval – (Nazaré da Mata)
Hanagorik – (Surubim)
Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém com Mestre Síbia e Mestre Bi, de (Nazaré da Mata).
Grande encontro de Reggae Roots PE com Afonjah, Ivano (Recife) e participação especial de SID3.

Domingo (31)
Mamulengo Tomé - (Garanhuns)
Ritmo Frevo Orquestra - (Tracunhaém).
Déu - (Nazaré da Mata)
Tercina - (Tracunhaém)
SID3 Sacrificio e Fé - (Tracunhaém).

SERVIÇO
Tipóia Festival 
Onde: Nos perfis oficiais do festival no Youtube, Facebook e Instagram
Quanto: Gratuito
TAGS: festival | tipoia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco