Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES VISUAIS

Mostra reúne obras de artistas pernambucanas no gabinete da vice-prefeita do Recife

Publicado em: 22/01/2021 18:36 | Atualizado em: 22/01/2021 18:55

 (Foto: Brenda Alcântara/Divulgação
 )
Foto: Brenda Alcântara/Divulgação


A vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão inaugurou, nesta sexta-feira (22), a mostra coletiva Elas Pintam o 7. A exposição tem a proposta de reunir obras de sete mulheres pernambucanas com diferentes histórias de vida e perspectivas artísticas para provocar reflexões sobre a arte e o protagonismo feminino. São elas: Ana Veloso, Ana Vaz, Margot Monteiro, Marisa Lacerda e Thina Cunha, além de homenagens póstumas a Maria Carmen e Tereza Costa Rêgo. A mostra foi montada no sétimo andar da Prefeitura do Recife (Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife), onde está instalado o gabinete da vice-prefeita.

A abertura ocorreu com um bate-papo virtual da vice-prefeita com as artistas, nesta sexta-feira (22). Por enquanto, a mostra poderá ser contemplada pelas autoridades que visitam o gabinete. Posteriormente, e ainda com os devidos protocolos de segurança sanitária, o objetivo é que secretárias e secretários de governo, funcionárias e funcionários da PCR, além de todas e todos os visitantes do gabinete possam conhecer a mostra.

Elas Pintam o 7 nasceu do desejo de jogar luz nas obras produzidas pelas pernambucanas e os diversos diversos temas representados nelas. Por meio de traços e olhares de distintas escolas, a ideia é incentivar o debate sobre a pluralidade das existências femininas, o papel da mulher na sociedade, o desafio a padrões estéticos, o enfrentamento ao machismo e o que desejam as mulheres. Para possibilitar essa diversidade, a cada três meses, o grupo de artistas será renovado. 

"Tenho uma atuação voltada a situar e visibilizar o trabalho feminino dentro das lutas históricas responsáveis pela construção do Recife, de Pernambuco e do Brasil em todos os campos, inclusive o artístico. Com isso, queremos pintar um cenário de mais igualdade do Recife”,  pontua a vice-prefeita Isabella de Roldão.

A exposição coletiva tem a curadoria da artista plástica Ana Veloso, que também integra a mostra e foi responsável pela seleção das artistas e das obras. "Essa mostra vai além de apresentar a riqueza de nossa produção feminina. Ela dirá também do reconhecimento oficial, do interesse de incentivar as artes visuais em nosso município e do comprometimento com a cidadania pela via da arte, da cultura e da paz", destaca.

Confira mais fotos:

 (Foto: Brenda Alcântara/Divulgação)
Foto: Brenda Alcântara/Divulgação


 (Foto: Brenda Alcântara/Divulgação)
Foto: Brenda Alcântara/Divulgação
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco