Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Pernambucano Michel Zaidan analisa os reflexos do isolamento social em novo livro

Publicado em: 03/12/2020 18:25 | Atualizado em: 03/12/2020 18:31

 (Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press)
Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press

A necessidade do isolamento social criada com o avanço da pandemia do novo coronavírus impactou diretamente a rotina da sociedade. Os reflexos dessa medida foram discutidos no novo livro do escritor pernambucano e professor universitário Michel Zaidan Filho, intitulado A doença como metáfora social: política e sensibilidade em tempos de pandemia. A publicação, editada pela Brazil Publishing, será lançada nesta sexta-feira (4), a partir das 17h, na Livraria da Jaqueira do Paço da Alfândega. O livro está à venda nas livrarias físicas e virtuais por R$ 22.

A coletânea de textos e ensaios teóricos tem como tema a política e os sentimentos durante a crise de saúde pública, refletindo sobre o tipo de sociabilidade atípica que se estabeleceu nos lares brasileiros. Para analisar o período, Zaidan parte do conceito de solipsismo social, que compreende a pandemia como fator social que afasta as pessoas e responsabiliza a vida presencial de cada um de nós, e se preocupa com a herança sócio-emotiva e sentimental que resultará desse período de calamidade. Também se discute a biopolítica, estratégias e a dinâmica da população inseridos no contexto do atual governo do país.

De acordo com o autor, possivelmente haverá uma mudança no perfil de sociedade que resultará pós pandemia. "Será uma sociedade mais individualista, mais egoísta ou uma sociedade mais solidária?", questiona o professor em seus escritos. "O formato da biopolítica que nós estamos vivendo neste momento também é discutido no livro, onde condena milhões de pessoas à morte, através do darwinismo social, que é a política implícita nesta forma de tratamento dos mais pobres, dos velhos e dos miseráveis", afirma Michel.

Para o professor universitário, o livro tem a missão de trazer algumas reflexões. "É importante que se reflita sobre a atitude antissocial, intolerante, preconceituosa em relação ao outro. É uma contribuição para uma sociedade mais solidária, mais humana, menos fútil, superficial e preocupada com a aparência. Espero que essas reflexões venham ajudar à visão crítica de meus leitores sobre essa enorme catástrofe social que se abateu sobre o mundo e nós".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco