Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) ganha edição virtual e gratuita

Publicado em: 02/12/2020 10:12

A primeira sessão será marcada pela exibição do documentário A jangada de Welles. (Foto: Divulgação/PCR)
A primeira sessão será marcada pela exibição do documentário A jangada de Welles. (Foto: Divulgação/PCR)
 
A 5ª edição da Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) terá um formato inédito. A programação será diária, tendo um longa-metragem disponível por 24 horas, com todos os filmes disponíveis de forma gratuita, no site www.mare.rec.br. Entre os dias 08 e 13 de dezembro, a mostra exibirá cinco longas e uma mostra de curtas, além de debates e exibições especiais, trazendo uma abordagem ambiental e social.

A sessão de abertura será realizada na terça-feira (8), às 18h, através do site da contará com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, e do coordenador da MARÉ, Rafael Buda. A primeira sessão será marcada pela exibição do documentário A jangada de Welles, que narra memórias da ditadura do Estado Novo, da Segunda Guerra, da luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas e por moradia no seu espaço tradicional - alvo de especulação imobiliária

"Com a crise climática que vivemos e a velocidade da destruição e queimadas da natureza, trazer essas temáticas para as produções audiovisuais levanta uma consciência e relevância do cinema para as questões ambientais e estimula a sensação de pertencimento do meio ambiente. Tanto os curtas quanto os longas podem ter o poder de sensibilizar o espectador ao mesmo tempo em que informam direta ou indiretamente", destaca o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. 

Para o coordenador da MARÉ, Rafael Buda, a pandemia nos fez refletir sobre diversas coisas, mas repensar nossa relação com o meio ambiente é uma das principais. “Como diz Ailton Krenak, adiar o fim do mundo é sempre poder contar mais uma história. Chegamos a 5ª edição com uma programação provocadora, que reflete nossa ancestralidade e ao mesmo tempo aponta perspectivas para o futuro”, reflete Rafael. 

A programação e curadoria foram desenvolvidas pelo crítico e pesquisador André Dib, a partir de três eixos estruturadores:  Cidades e Conflitos, Ecossistemas e Biodiversidade, Povos e Territórios. No total, serão exibidos onze produções brasileiras: os longas A jangada de Welles (CE), Castelos de Terra (MG/França), Yãm%u012Byhex: as mulheres-espírito (MG) e Virou Brasil (MA/PE) e Beco (PE), do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, vencedor do último Festival de Gramado com o filme Kink Kong en Asuncíon; e uma retrospectiva de curtas com Fazenda Rosa (PE), O malabarista (GO), Enraizada (PE), Exília (PE), Viagem na chuva (GO), Yá, me conte histórias (PB).
 
Dentre as novidades deste ano estará a exibição de uma retrospectiva de curtas na Arena Arbor do Jardim Botânico do Recife, com lotação máxima de 13 pessoas por sessão, respeitando as regras do Jardim Botânico do Recife em relação ao cumprimento dos protocolos de convivência com a Covid-19. As sessões acontecem no domingo (13) têm classificação livre e os ingressos ficarão disponíveis na portaria do espaço, de forma gratuita. 
 
Ao longo da programação, serão realizados diversos debates virtuais com o objetivo de aprofundar as discussões propostas pelos filmes e reforçar as temáticas envolvidas na edição. Estão confirmados os realizadores Camilo Cavalcante (PE) e Oriane Descout (França), além de Chico Guariba (Mostra Ecofalante), Cida Pedrosa (advogada, ambientalista e escritora), Graci Guarani (cineasta, produtora e formadora audiovisual, Mãe Beth de Oxum (ialorixá, mestra do Coco de Umbigada e embaixadora de Matrizes Africanas no Brasil), entre outros.

Serviço
5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife
Quando: de 8 a 13 de dezembro de 2020
Onde: www.mare.rec.br
Quanto: Gratuita

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco