Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Referência no arrasta-pé, Mestre Gennaro ministra aulas gratuitas de sanfona

Publicado em: 16/11/2020 13:37 | Atualizado em: 07/12/2020 16:56

 (Foto: Mestre Gennaro/Divulgação)
Foto: Mestre Gennaro/Divulgação


Uma das maiores referências do arrasta-pé, Mestre Gennaro integra o projeto Vou Contar Para Vocês, uma imersão pelo universo do forró, com aulas-espetáculos, história do ritmo e os sanfoneiros mais importantes do Brasil. Os encontros acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Boa Vista, área central do Recife. A entrada é gratuita. Para participar, basta se dirigir à bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada espetáculo e adquirir o ingresso gratuitamente.


O projeto é da Tangram Cultural, de Germana Pereira, com o incentivo do Governo de Pernambuco por meio do Funcultura. As aulas-espetáculo são temáticas e envolvem a trajetória do Mestre Gennaro com a sanfona, apresentação das principais composições que influenciaram sua formação musical, a relação da sanfona com o Nordeste, com a paisagem sertaneja, com a seca e com as festas juninas, os diferentes tipos de sanfona e a versatilidade de sons que o instrumento produz, entre outros assuntos. Os encontros contam com recursos de acessibilidade comunicacional, com intérpretes de libras e audiodescritores ao vivo.

Ainda dentro da programação, uma oficina gratuita de sanfona 120 baixos que será realizada no dia 14 de dezembro, das 9h às 17h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna. As vagas são limitadas e para participar é preciso ter uma sanfona 120 baixos e o mínimo de conhecimento sobre o instrumento. Interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de novembro através do e-mail oficina120baixos@tangramcultural.com.br.

“Por um momento achei que a sanfona ia se extinguir. Fico feliz por ela continuar se perpetuando na nossa cultura e me alegra poder contribuir para isso. Sou um sanfoneiro por natureza e vivo da sanfona. Por isso, convido todos que gostam da sanfona ou tem curiosidade sobre a nossa cultura, para participar desses encontros que foram preparados com muito carinho para vocês”, convida Mestre Gennaro.

Natural de Alagoas, Gennaro foi homenageado com o título de cidadão pernambucano, em 2019, por seu trabalho de preservação e divulgação da cultura do Estado. O artista integrou a segunda geração do Trio Nordestino e é hoje considerado uma das maiores referências, no Brasil, como sanfoneiro e compositor de arrasta-pé. Ele conviveu com uma geração consagrada de músicos, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Lindu.

Para a coordenadora, Germana Pereira, o projeto Vou Contar Pra Vocês carrega a responsabilidade para a difusão da cultura nordestina. "É uma experiência única, que vai contar histórias da sanfona de forma didática, divertida e musical, ensinando técnicas de interpretação, ritmo, harmonia e improvisação. É um momento único para emergir nesse enredo cultural e histórico da nossa região”, ressalta Pereira. 


O diretor artístico das aulas-espetáculo, Jair Pereira, destaca a oportunidade das pessoas se aproximarem da arte popular, do forró, da cultura nordestina e da influência da sanfona na música mundial, através da troca de experiências com o Mestre Gennaro. “O poder da palavra é incontestável na construção da identidade cultural dos povos e preservação da arte popular. Gennaro e a proposta do projeto Vou contar pra vocês se completam nesta direção”, finaliza Pereira.

SERVIÇOS
Aulas-espetáculo
Quando: 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h
Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457 - Boa Vista)
Ingressos: Para participar, basta se dirigir à bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada espetáculo, e adquirir gratuitamente

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco