Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Paço do Frevo promove debate virtual sobre protagonismo negro nas expressões culturais

Publicado em: 23/11/2020 16:52

 (Foto: Tambor de Crioula/Acervo Iphan

)
Foto: Tambor de Crioula/Acervo Iphan

Para marcar o Mês da Consciência Negra, o Observatório Digital do Frevo, uma iniciativa do Paço do Frevo, realiza debate sobre protagonismo feminino entre dois patrimônios culturais de origens afrodiaspóricas: o frevo pernambucano e o tambor de Crioula maranhense. A conversa que tem como tema "A Punga, o Passo e o protagonismo feminino no Frevo e no Tambor de Crioula", será transmitida ao vivo, a partir das 14h, na plataforma Zoom, com participação das pesquisadoras Simei Dantas e Joelma Evaristo.

O evento é gratuito e, para participar, basta ter se inscrever pelo formulário digital do Paço do Frevo, disponível no link tinyurl.com/frevoepunga. No dia do encontro, um e-mail com um link de acesso para a sala virtual será enviado para o endereço cadastrado na inscrição. O bate-papo busca levantar reflexões sobre a liderança de mulheres negras na valorização e continuidade desses patrimônios culturais.

"O frevo e o tambor de Crioula possuem forte influência das culturas negras. Seja na organização e articulação dos grupos representativos, seja nas criações dos movimentos que fazem a punga no Tambor e os passos no Frevo, a mulher negra historicamente contribui para a efetiva manutenção dessas tradições culturais”, ressalta a historiadora e coordenadora de Conteúdo do Paço do Frevo, Vanessa Marinho, que mediará a mesa de debates. "Nesta edição do Observatório Digital do Frevo, vamos conversar sobre como as mulheres negras foram representadas nessas manifestações culturais e como atualmente estão atuando para visibilizar e enaltecer as suas práticas”, completa Vanessa.

PARTICIPANTES
Simei Dantas é coordenadora do Projeto de Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa e foi Gestora Cultural do Projeto Salvaguarda do Tambor de Crioula. É assistente social, arte-educadora e artesã, especialista na confecção de pulseiras, colares, saias e souvenirs do Tambor de Crioula do Maranhão. Já Joelma Evaristo é ativista, militante defensora da cultura e agente de Cultura Viva. É flabelista e fundadora do Bloco Carnavalesco Lírico Flabelo do Amor, bailarina do FORM & ART Balé Folclórico de Jaboatão, Dama do Passo, coreógrafa e fundadora da Nação do Maracatu Aurora Africana.

SERVIÇO

Observatório Digital do Frevo "A Punga, o Passo e o protagonismo feminino no Frevo e no Tambor de Crioula"
Data e horário: nesta quarta-feira (25), das 14h às 16h
Público-alvo: Aberto ao público de estudiosos, pesquisadores, profissionais, representantes de instituições de pesquisa e pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o frevo e seu universo. Inscrições: http://tinyurl.com/frevoepunga
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco