Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Oito produções pernambucanas integram festival etnográfico em BH

Publicado em: 26/11/2020 17:58 | Atualizado em: 26/11/2020 18:10

O curta-metragem Braço armado das empreiteiras (PE), do Movimento Ocupe Estelita, é destaque na programação (Foto: forumdoc.bh/Divulgação)
O curta-metragem Braço armado das empreiteiras (PE), do Movimento Ocupe Estelita, é destaque na programação (Foto: forumdoc.bh/Divulgação)

Oito produções e coproduções pernambucanas compõem a nova edição do Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (forumdoc.bh), realizada integralmente de modo virtual até este sábado (28). Neste ano, serão exibidos 71 filmes, distribuídos em três mostras centrais, sendo a principal dedicada à temática do território e da luta pela terra. Ainda na programação, mesas e debates com produtores e realizadores que integram a grade. As produções podem ser assistidas gratuitamente no site oficial

"Se o momento nos faz deixar, ainda que momentaneamente, a experiência irreproduzível da sala de cinema, a ampliação da difusão da programação pelas nuvens nos leva a transfluências insuspeitas, a novos encontros, espaços, pessoas e lugares, onde esperamos, uma comunidade ainda que breve, mediada pelos filmes e pensamentos que estes mobilizam, possa se formar e, de novo e de novo, existir”, explica a equipe de coordenação do forumdoc.bh.2020. Entre os filmes inscritos e os selecionados, a curadoria comemora a ampliação dos protagonismos de autoria dos cinemas negros, periféricos e indígenas.

A mostra principal, intitulada Esta terra é a nossa terra, conta com 23 filmes históricos estrangeiros e brasileiros organizados em 10 sessões, com produções cujas narrativas se valem da relação entre realizadoras e realizadores e movimentos sociais dedicados às lutas fundiárias, urbanas e rurais. Nesta categoria, integram Mulheres no front (PE/RJ/RS), de Eduardo Coutinho; Audiência Pública (?) (PE), de Ernesto de Carvalho, Leon Sampaio, Luís Henrique Leal, Marcelo Pedroso e Pedro Severien%u2028%u2028; e Braço armado das empreiteiras (PE), do Movimento Ocupe Estelita. 

Em exibição na Mostra Contemporânea Brasileira estão as estreias Yaõkwa – Imagem e Memória (PE/MT), de Vincent Carelli e Rita Carelli e Território Suape (PE), de Cecilia da Fonte, Laércio Portela e Marcelo Pedroso. Além de Entre Nós Talvez Estejam Multidões, de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito, uma coprodução mineira com Pernambuco.%u2028%u2028 E duas produções indígenas Nakua Pewerewerekae Jawabelia - Até o Fim do Mundo (Colômbia/Brasil-PE), de Juma Gitirana Tapuya Marruá, Margarita Rodrigues Weweli-Lukana%u2028%u2028; e Nhemongueta Kunhã Mbaraete (GO/RS/PE/MS), de Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro%u2028%u2028%u2028.

O forumdoc.bh foi criado em 1997 com o objetivo de compartilhar filmes que não circulavam em salas de cinema convencionais, promover reflexão e formação crítica de público, além de fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual. Em edições anuais e ininterruptas, o festival consolidou-se como um fórum de antropologia e cinema.

Confira as produções pernambucanas da programação:

MULHERES NO FRONT
Pernambuco/Rio de Janeiro/Rio Grande do Sul, 1996
Direção Eduardo Coutinho

BRAÇO ARMADO DAS EMPREITEIRAS
Pernambuco, 2014
Movimento Ocupe Estelita

AUDIÊNCIA PÚBLICA (?)
Pernambuco, 2014
Direção Ernesto de Carvalho, Leon Sampaio, Luís Henrique Leal, Marcelo Pedroso, Pedro Severien

ENTRE NÓS TALVEZ ESTEJAM MULTIDÕES
Minas Gerais/Pernambuco, 2020
Direção Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito

NAKUA PEWEREWEREKAE JAWABELIA | ATÉ O FIM DO MUNDO
Colômbia/Brasil, Pernambuco, 2019

NHEMONGUETA KUNHÃ MBARAETE
Goiás/ Rio Grande do Sul/ Pernambuco/ Mato Grosso do Sul, 2020
Direção Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro

TERRITÓRIO SUAPE
Pernambuco, 2020
Direção Cecilia da Fonte, Laércio Portela, Marcelo Pedroso

YAÕKWA - IMAGEM E MEMÓRIA
Pernambuco/ Mato Grosso, 2020
Direção Rita Carelli, Vincent Carelli
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco