Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PERNAMBUCO

José Miguel Wisnik discute música, literatura e futebol em live da Fundaj

Publicado em: 30/11/2020 18:40 | Atualizado em: 30/11/2020 18:40

 (Foto: Renato Stockler/Divulgação)
Foto: Renato Stockler/Divulgação

O pianista, compositor, professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo e ensaísta José Miguel Wisnik participa, nesta quinta-feira (3), às 19h, de uma live da Sonora Coletiva, um projeto da Revista Coletiva da Fundação Joaquim Nabuco. O bate papo será realizado no  Canal multiHlab, no YouTube. Participam também da conversa os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto, responsáveis pelo canal experimental multimídia Sonora Coletiva e pelo Núcleo de Imagem, Memória e História Oral (NIMHO), do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra).

Wisnik é autor de obras seminais como O Coro dos Contrários - a Música em Torno da Semana de 22 (1977), O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira (1982), Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil (2008), Machado Maxixe: O Caso Pestana (2008) e Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração (2018).

Na live, José Miguel Wisnik vai se reportar ao debate em torno da importância da canção popular ao longo do século passado e às ideias expostas pelo estudioso e crítico musical José Ramos Tinhorão ao jornal Folha de São Paulo, em 2004, quando se reportou ao que chamou de "fim da canção". Foi tal ideia que levou o compositor e cantor Chico Buarque, também naquele ano e no mesmo jornal, a afirmar que "talvez a canção, tal como a conhecemos, seja um fenômeno do século 20. No Brasil, isso é nítido". Reconhecendo a relevância da canção popular na construção de nossa identidade nacional, Wisnik tem se proposto, ao lado do músico e compositor Arthur Nestrovski, a analisá-la nesse contexto em aulas-shows e nas várias temporadas do programa O Tempo e a Música.

Da mesma forma, Wisnik tem feito esforços no sentido de desvendar como as mudanças ocorridas no Brasil, ao longo das últimas décadas, têm nos levado a pensar, e muitas vezes a aceitar, que o nosso mundialmente conhecido, respeitado e vitorioso "futebol arte", apesar de tão associado à identidade nacional, parece ter se esgotado. E, no contexto da literatura, Wisnik tem nos instigado a refletir, a partir da obra de Carlos Drummond de Andrade, como a exploração de nossas riquezas naturais, como o minério de ferro, e suas consequências, por exemplo, tem transformado literalmente a paisagem natural do país, outro traço marcadamente conhecido da identidade nacional. Nesse caso, tomando, como exemplo, os casos das cidades de Itabira, em que Drummond nasceu, Mariana e Brumadinho, e suas populações, com enfoque na poesia e nas crônicas do autor mineiro.

Sonora Coletiva é o canal experimental multimídia da revista eletrônica de divulgação científica Coletiva, publicada pela Fundação Joaquim Nabuco. Sediada em Recife, disponibiliza dossiês temáticos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico. O projeto integra o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), o Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) e a Villa Digital, envolvendo ainda as Diretorias de Formação Profissional e Inovação e de Pesquisas Sociais. 

SERVIÇO
Sonora Coletiva conversa com José Miguel Wisnik, com Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto
Quando: quinta-feira (3), a partir das 19h
Onde: Transmissão no Canal multiHlab
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco