Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

REPARO

Estátua de Ariano Suassuna é recolocada na Rua da Aurora, no Recife

Publicado em: 13/11/2020 11:34

 (Foto: Lu Streithorst/PCR/Divulgação)
Foto: Lu Streithorst/PCR/Divulgação

A estátua do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna foi recolocada Rua da Aurora nesta semana pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A obra havia sido danificada por ação de vândalos em setembro deste ano. O serviço para a recuperação da estátua foi feito pelo artista plástico, Demétrio Albuquerque, artesão responsável pela obra. O serviçofoi custeado por uma parceria através da família do homenageado com uma empresa privada.

Os vândalos haviam quebrado as pernas, forçando a derrubada. Isto comprometeu a peça até a cintura. O trabalho de Demétrio, realizado em seu ateliê, garantiu a integridade dos traços originais da escultura, que pesa entre 250 e 300 kg. A estátua de Ariano integra o Circuito da Poesia, que conta com 16 esculturas nas ruas centrais da capital pernambucana. O monumento em homenagem ao escritor tem 1,8 metros e foi incorporada ao Circuito em 2017. Atualmente, a obra fica em frente ao Teatro Arraial Ariano Suassuna.

Vandalismo
Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura do Recife chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano, de acordo com informações da assessoria da Emlurb.  Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir duas Upinhas por ano. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches.

O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do patrimônio público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco