Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Banda pernambucana Torre aposta no afeto e minimalismo em novo single; ouça

Publicado em: 25/11/2020 17:49 | Atualizado em: 25/11/2020 17:55

O EP 'Lado B' será o terceiro lançamento do grupo. (Foto: Hannah Carvalho/Divulgação)
O EP 'Lado B' será o terceiro lançamento do grupo. (Foto: Hannah Carvalho/Divulgação)

De uma fotografia desbotada, Felipe Castro, o vocalista da Torre, recriou o tema para uma canção. Nela, mãe e filho se beijam, remontando um desses registros de álbum de família. "Essa foto é de Jáder, vocalista da Mulungu, que é um grande amigo. Todas as fotos que eu usei, quando não minhas, foram de pessoas próximas", pontua Felipe. A canção que surgiu do registro é a inédita A mãe que beija seu filho. A faixa é uma das composições que dá início ao lançamento EP Lado B, que, assim como o título sugere, nasce como um lado alternativo do álbum Pág. 72, lançado há um ano, em novembro de 2019. 

O quarteto formado por Felipe Castro (vocal e guitarra), Antônio Novaes (guitarra, teclas e backing vocal), Vito Sormany (bateria e programações) e Danillo Sousa (baixo e backing vocal), surgiu no final de 2017, na cidade do Recife. Após lançar o segundo álbum no ano passado, tiveram que ficar longe dos palcos e do estúdio por conta da pandemia. Nesse momento de isolamento, a banda decidiu apostar no minimalismo acústico da voz e violão. 

"Foi bastante natural, na verdade. Geralmente as músicas vêm nesse formato acústico, mais simples, e depois a gente desconstrói e reformula em estúdio. Mas a gente sempre gostou muito dos arranjos originais, e também por causa da pandemia não tínhamos condições de fazer uma produção mais ‘rebuscada’, digamos. Então foi unir o útil ao agradável. As músicas são bastante íntimas, e o arranjo de violão dá maior ênfase às mensagens", explica o vocalista.  

O EP terá um total de quatro faixas: sendo duas inéditas e duas já previamente lançadas. Na faixa escolhida para abrir o novo projeto, o grupo foca em um momento de beleza e sutileza que fica marcado na fotografia, mas na memória individual de cada uma. Em um momento de vulnerabilidade e lutos coletivos, Torre lança a canção que repensa a constelação afetiva da família, das memórias, feita a partir de uma reflexão sobre maternidade, afetos na infância, masculinidade e preconceitos. "Como seria se não houvesse perigo para um pai que ama seu filho?", canta o refrão.

Classificada pela banda como uma canção de protesto e de amor, A mãe que beija seu filho inaugura o processo de experimentar novos arranjos e minimalismo, enxergando um potencial criativo e artístico numa espécie de "política da vida pessoal". "O processo do Pág.72 foi muito íntimo pra todos nós. Passamos vários dias juntos no estúdio falando de histórias da nossa infância, e convidamos muita gente pra partilhar suas histórias também. É sempre muito difícil se expor tanto numa canção, falar de maternidade, falar de infância, mas é sempre muito gostoso também. Pra nós, parte do processo também é 'incomodar', nesse sentido. Falar de coisas que não são fáceis, mas sempre achar beleza nisso e chamar pessoas pra perto", finaliza Felipe.
 
O lançamento completo do EP Lado B está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Ouça a canção A mãe que beija seu filho
 
TAGS: torre | banda | pernambucana | single | a | mãe | que | beija | seu | filho |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco