Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Três pernambucanos estão no festival musical online do Itaú Cultural

Publicado em: 08/09/2020 10:34

Pernambucana Isaar abre a programação nesta quarta-feira (Foto: Humberto Reis/Divulgação)
Pernambucana Isaar abre a programação nesta quarta-feira (Foto: Humberto Reis/Divulgação)

O Itaú Cultural estreia em seu site (www.itaucultural.org.br), nesta quarta-feira (4), a programação do Festival Arte como Respiro - Edição de Música, reunindo 15 artistas contemplados neste segmento, dentro da série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do Covid-19. A programação segue até o domingo (13), sempre às 20h. Com três pocket shows diários, este primeiro recorte musical traz projetos de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Pará, Amazonas e São Paulo, compondo uma diversidade de ritmos como rock, rap, samba, forró, MPB e música instrumental. Intercalando as apresentações com os selecionados em artes cênicas e artes visuais, as de música voltam, ainda neste mês, dos dias 23 a 27.

Na quarta-feira (8), o site da instituição coloca no ar a cantora pernambucana Isaar, ao lado do violonista Rama Om. As três canções que a dupla apresenta carregam a musicalidade de seu estado, com influências dos ritmos do Carnaval de Olinda e do maracatu rural. A primeira obra, Mundo afora, fala sobre encarar a difícil partida de alguém que você gosta. Em seguida, Os Novos Loucos Anos 20 inspira-se nos tristes incêndios que devastaram o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu do Louvre, na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Para fechar, Casa Vazia, composição registrada em seu disco Todo Calor, de 2014.

Os pernambucanos Hugo Linns (sexta-feira) e Leopoldo Conrado (domingo) também integram a programação. A banda paraense Noturna, representada pela voz de Jhenifer Cohen e a guitarra de Marcello Athayde leva ao palco digital a fusão do rock alternativo e indie pop com a linguagem paraense em três canções autorais: Utopias Reais e Ensolarado e o mais novo single do grupo, Procura, produzido de forma independente e com estética lo-fi.

O compositor paulista Rodrigo Campos, toca três composições autorais, no formato voz e violão, que carregam toda sua influência vinda do samba e do amplo universo da música popular brasileira. A primeira delas, Fim da Cidade, trata da rotina de um paulistano que não deixa de aproveitar seus hobbies, principalmente de quarta-feira a domingo. Em seguida, leva a canção Joguei o Jogo e encerra com a música Isaac.

A banda amazonense Tucandeira apresenta uma formação que une saxofone, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria e percussão. Valorizando suas raízes regionais, eles elaboraram um repertório dançante, com ritmos do norte do país, por meio das canções: Cabaicô, Voltando pra Casa e Forró Caboco.

Confira a programação:

Quarta-feira (9)
20h Isaar (PE)
20h Noturna (PA)
20h Rodrigo Campos (SP)

Quinta-feira (10)
20h Banda Tucandeira (AM)
20h Vitor Casagrande (SP)
20h Salomão Soares (PB)

Sexta-feira (11)
20h Martte (SP)
20h Hugo Linns (PE)
20h Everton MC e Pelé do Manifesto (PA)

Sábado (12)
20h Heloísa Fernandes (SP)
20h Renato Marinho (PB)
20h Lia Sophia (PA)

Domingo (13)
20h Ivan Sacerdote (BA)
20h Hercules Gomes (SP)
20h Leopoldo Conrado Nunes (PE)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco