Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TV

Single de Mazuli com Otto une duas gerações de músicos pernambucanos

Publicado em: 16/09/2020 13:07

Mazuli, 24, e Otto, 52 (Foto: Divulgação e José de Holanda/Divulgação)
Mazuli, 24, e Otto, 52 (Foto: Divulgação e José de Holanda/Divulgação)


O jovem cantor e compositor recifense Mazuli, 24, convidou o veterano Otto, 52, para o single 8 ou 80, lançado neste mês nas plataformas de streaming. A participação do convidado foi gravada no home studio de Remi Chatain, em São Paulo, enquanto Mazuli utilizou o estúdio de Pedro Lião, no Recife, para a voz, e a banda gravou nos estúdios Zelo e Cantilena, ambos localizados na capital pernambucana. A canção carrega uma sonoridade dançante, somada a uma letra popular. 

"Nas canções que componho, uno minhas palavras a uma estética sonora dançante com o protagonismo de guitarras, sintetizadores e percussão", ressalta o jovem Mazuli. "Trata da dor e da delícia de ter coragem para escolhermos o próprio caminho e como essas escolhas contribuírem para uma sociedade mais justa."

8 ou 80 chegou acompanhado por clipe, uma animação do projeto pernambucano Ciberdelia, criado em 2016 pelo artista visual recifense Matheus Xavier. O clipe remete a um jogo de videogame que tem a La Ursa, figura típica do carnaval de Pernambuco, como personagem principal. Ela faz um tour pelo centro histórico do Recife e também aparece no Rio Capibaribe.


"O clipe foi feito com colagens inspiradas em diversos jogos eletrônicos de arcade (fliperama), como Alex Kidd e Mario Bros", destaca Matheus. "A animação narra as aventuras de uma la ursa equilibrista no cenário de um Recife que respira a dualidade entre 8 ou 80. A la ursa passa por lugares históricos da nossa cidade - Teatro Santa Isabel, Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista, e ainda navega pelas águas do Rio Capibaribe. Os elementos da cultura pernambucana formam toda a estética do clipe."

O Ciberdelia também assina a capa da nova composição de Mazuli. O projeto independente surgiu da ideia de experimentação visual ao observador por meio de diferentes formas de fazer arte e da imersão no mundo imaterial dentro de colagens analógicas, digitais, ilustrações e animações. Na maioria das vezes, os trabalhos reúnem elementos da cultura pernambucana e nordestina em conjunto com as influências de movimentos artísticos - dadaísmo, surrealismo, armorial e manguebeat.

Capa do single (Foto: Ciberdelia/Divulgação)
Capa do single (Foto: Ciberdelia/Divulgação)


Mazuli tem referências em artistas do interior de Pernambuco e da música pop, romântica e brega do Brasil, incluindo poetas do Sertão do Pajeú até a nomes como Gonzaguinha e Odair José. Ele iniciou a carreira em 2016, com o EP Desafogo, produzido por Pedro Lião. Em sua carreira, iniciada no ano de 2016, Mazuli lançou seu EP Desafogo, produzido por Pedro Lião, em 2019. O projeto contou com as participações de artistas pernambucanos como Sofia Freire, Tiné (vocalista da Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda) e Helton Moura. Atualmente, ele também integra a Mostra contemporânea Reverbo, cena da música autoral e coletiva pernambucana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco