Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES VISUAIS

Museu Britânico compra desenhos 'perdidos' de icônico artista japonês

Por: AFP

Publicado em: 03/09/2020 10:57

 (Foto: AFP)
Foto: AFP

O Museu Britânico anunciou, nesta quinta-feira (3), a compra de 103 desenhos "perdidos" do século 19. As obras são do artista japonês Katsushika Hokusai, cujos trabalhos de renome internacional incluem o icônico A grande onda de Kanagawa. Estes desenhos em preto e branco foram feitos em 1829, quando Hokusai tinha 70 anos, como ilustrações para um livro inédito. Perdidos durante décadas, eles voltaram a aparecer em Paris em 2019, depois de um último registro público em um leilão, realizado em 1948.

O equipamento cultural da Inglaterra conta com uma das maiores coleções de Hokusai fora do Japão. Em um comunicado, a instituição disse se tratar de obras especialmente significativas por terem sido feitas em uma época, na qual se acredita que o artista havia deixado de criar, em função de uma série de crises pessoais. Em nível internacional, Hokusai é conhecido por sua série Trinta e seis vistas do monte Fuji, que inclui a pintura sobre madeira de uma onda gigante que ameaça três barcos. Os novos desenhos podem ser vistos on-line e serão incluídos em uma futura exposição, completou o museu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco