Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Mostra de Cinema Negro de Sergipe será virtual e gratuita

Publicado em: 03/09/2020 17:15 | Atualizado em: 03/09/2020 17:06

O filme CoroAção está entre os destaques da programação (Foto: CoroAção/Divulgação)
O filme CoroAção está entre os destaques da programação (Foto: CoroAção/Divulgação)

A Mostra de Cinema Negro de Sergipe (EGBÉ) chega a sua 5ª edição nesta quarta-feira (3), com o intuito de proporcionar mais acesso à pluralidade de narrativas negras. Até o dia 30 de setembro, será disponibilizada uma programação online e gratuita de filmes e debates na plataforma Videocamp. Os títulos terão data e hora de estreia da exibição. Para assistir, basta se cadastrar na plataforma e assim, no momento da sessão, será necessário apenas fazer o login. Já os debates serão realizados nas redes sociais da Mostra (Instagram, Youtube e Facebook). Confira a programação.

"Desde a sua primeira edição a mostra busca abrir janelas para o cinema negro no estado de Sergipe. Nosso desejo, desde o princípio, foi democratizar o acesso à vasta e potente produção cinematográfica negra brasileira. A EGBÉ se tornou um espaço de aquilombamento e cada vez mais, está ampliando a visibilidade e o impacto do cinema negro no país e no mundo", destaca João Brazil, idealizador da EBGÉ. Nesta edição, ao todo serão exibidos 36 filmes.

Realizada pelas organizações Cineclube Candeeiro, Cacimba de Cinema e Vídeo e Rolimã Filmes, a mostra EGBÉ se dedica ao fortalecimento do cinema negro, através do compartilhamento de histórias e narrativas que endossam a resistência e o entendimento da realidade da população negra.

"Estamos muito felizes em repetir a parceria com a EGBÉ, agora em sua 5ª Edição, que tem como centro da discussão o afrofuturismo no Cinema Negro. Temos cada vez mais nos empenhado em possibilitar que realizadores ampliem o alcance de suas obras e que o público tenha cada vez mais acesso à pluralidade de narrativas. Temos o compromisso de ser palco e apoiar iniciativas que ajudam a disseminar novos imaginários e promover uma sociedade mais justa", ressaltam Mônica Bulgari e Cauê Yamamoto, responsáveis pela seção Mostras no Videocamp.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco