Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FOMENTO

Fundaj lança novo edital artístico com prêmios de R$ 15 mil

Publicado em: 18/09/2020 16:06 | Atualizado em: 18/09/2020 16:08

 (Foto: Fundaj/Divulgação)
Foto: Fundaj/Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), lançou, nesta sexta-feira (18), o 6º Concurso Residências Artísticas 2020. A iniciativa, criada em 2012, visa estimular a produção de exposições, performances e projetos relacionados às artes visuais, com foco no processo criativo. Artistas e coletivos poderão concorrer ao prêmio que contemplará até três propostas artísticas, com o valor de R$ 15 mil cada, para a realização das residências de pesquisa, formação e criação. As inscrições são gratuitas e devem ser submetidas entre os dias 21 de setembro e 04 de dezembro, no site fundaj.gov.br.

Além do fomento, os projetos contemplados contarão com o suporte de especialista da Casa, na pesquisa, e a apresentação de seus trabalhos em galerias da Instituição pernambucana. "Trata-se de algo mais do que um diálogo, pois a valorização e a difusão das artes têm um valor intrínseco. O foco na Arte Contemporânea é a inteligência crítica. Em tempos de 'fique em casa', mais vale 'fique na residência artística'. Um mínimo sinal, mas um sinal de retomada de atividades. A arte continua a ser uma das melhores formas de viajar e não permanecer em nenhum lugar", aponta o diretor da Dimeca, Mario Helio Gomes.

Para participar, o candidato deve ser maior de 18 anos, brasileiro ou estrangeiro residente, com visto de permanência conforme a Lei Federal 13.445/2017. A escolha dos projetos será feita por uma comissão julgadora, composta por três pessoas, dentre críticos e curadores de arte de projeção nacional. Os critérios considerados pela banca para a avaliação das propostas serão: ineditismo, qualidade, compromisso com processos educativos e formadores, viabilidade de execução em relação ao tempo disponível e ao valor estabelecido. Os vencedores serão anunciados até o dia 30 de dezembro, no Diário Oficial da União, no site e redes sociais da Instituição.

Para mais informações, confira o Edital.

Adaptação
Pela primeira vez, o projeto permitirá que o candidato encaminhe virtualmente (antes presencial ou via Sedex) toda a documentação discriminada na publicação. "Especialmente nesse momento de crise global, insistimos em ter um Edital 2020. A fim de garantir as possibilidades das ideias artísticas. Acreditamos que a arte, como representação social, não pode furtar-se ao papel que lhe compete e apresentar ao mundo as inquietações do agora. Temos uma boa expectativa para esses projetos que serão inscritos e fortalecemos o papel social da Fundaj", avalia a analista da Instituição Ana Carmen Palhares, responsável pelo Residências Artísticas.

Para o pesquisador e curador da Fundaj Moacir dos Anjos, também responsável pelo projeto, o Concurso é ainda mais relevante nas circunstâncias atuais da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). "Instituições culturais do mundo inteiro têm confirmado e inaugurado projetos de estímulo e apoio à criação artística. Ações que não somente propiciam suporte a um dos setores mais duramente atingidos pela crise sanitária-econômica, de duração ainda indefinida, mas que também contribuem com o necessário processo de reflexão coletiva sobre um mundo de contornos incertos que surgirá, passada a pandemi", defende.

O diretor da Dimeca, Mario Helio, ressalta ainda que a diretoria pretende ampliar os editais. "A importância [neste momento] é cada vez maior. Não apenas quanto a artes e pesquisas específicas que vêm sendo desenvolvidas há anos, mas em outros segmentos. Que há vida inteligente no planeta das artes sabe-se desde as primeiras cavernas sem alegorias, o exercício de descobri-las e mostrá-las neste momento sinaliza vitalidade. As iniciativas sempre estão com a sociedade e os artistas. Eles sobreviverão a todas as crises e situações anormais."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco