Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

BTS se torna o primeiro grupo totalmente sul-coreano a liderar a Billboard Hot 100

Por: AFP

Publicado em: 01/09/2020 10:25 | Atualizado em: 01/09/2020 10:30

BTS se apresentando no VMA do último domingo (30) (Foto: MTV/Reprodução)
BTS se apresentando no VMA do último domingo (30) (Foto: MTV/Reprodução)

A sensação do K-pop, BTS, se tornou a primeira banda sul-coreana a liderar a parada musical nos Estados Unidos, anunciou a Billboard nesta segunda-feira (31), com o single em inglês Dynamite atingindo o primeiro lugar. O marco sedimenta o domínio global da boy band de sete membros, após derrotar pesos pesados americanos, incluindo Lady Gaga, Ariana Grande e Taylor Swift, para ganhar o prêmio na categoria Pop no MTV Video Music Awards de domingo. 

Primeiro hit do BTS cantado totalmente em inglês, Dynamite foi lançado em 21 de agosto e atingiu 33,9 milhões de transmissões nos Estados Unidos em apenas uma semana, com 300.000 unidades vendidas. Ao garantir o primeiro lugar, a canção supera o hit WAP, de Cardi B, com a participação da rapper Megan Thee Stallion, que ocupou o primeiro lugar por duas semanas consecutivas. 

A conquista do BTS vem depois de alcançar o quarto lugar da Billboard Hot 100 em março com sua música On. Três dos álbuns do BTS alcançaram o primeiro lugar nas paradas de álbuns da Billboard, mas este é seu primeiro hit top 100 da lista.  O Hot 100 de todos os gêneros da Billboard combina streaming dos EUA, airplay de rádio e dados de vendas digitais para classificar os maiores sucessos. 

BTS é o primeiro grupo totalmente sul-coreano - composto por J-Hope, Jimin, Jin, Jungkook, RM, Suga e V - a reinar nas paradas. O solista sul-coreano PSY alcançou a segunda posição por sete semanas no outono de 2012 com Gangnam Style. O primeiro artista asiático a chegar ao topo das paradas foi o japonês Kyu Sakamoto com "Sukiyaki", que ocupou o ranking por três semanas em junho de 1963. 

O K-pop - junto com as novelas K-drama - tem sido uma das exportações culturais de maior sucesso da Coreia do Sul. Um componente chave da "onda coreana" que varreu a Ásia e além nas últimas duas décadas, a indústria do K-pop tem valor estimado em cerca de 5 bilhões de dólares.

Assista a performance do BTS no VMA 2020:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco