Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Banda portuguesa Clã participa de bate-papo do projeto O Que Cresci Ouvindo

Publicado em: 08/09/2020 17:19 | Atualizado em: 08/09/2020 17:49

Os artistas Manuela e Hélder representam o Clã em conversa nesta quarta-feira (Foto: Joa%u0303o Octa%u0301vio Peixoto/Divulgação)
Os artistas Manuela e Hélder representam o Clã em conversa nesta quarta-feira (Foto: Joa%u0303o Octa%u0301vio Peixoto/Divulgação)

A banda portuguesa Clã é a próxima convidada do projeto virtual O Que Cresci Ouvindo desta quarta-feira (9), às 19h30, no Instagram (@oquecresciouvindo). No bate-papo ao vivo, os artistas Manuela e Hélder, representantes do grupo, falam sobre referências e influências musicais desde a infância, adolescência, até os dias atuais, e as relações criadas com a música brasileira, primeiro como ouvintes e depois como parceiros musicais. A banda já esteve algumas vezes no Brasil e realizou parcerias com o cantor e compositor Arnaldo Antunes.

O projeto O Que Cresci Ouvindo, idealizado pelo pesquisador pernambucano Ivan Lima foi uma das iniciativas culturais desengavetadas durante o período de isolamento social decretado para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Através da página no Instagram, o pesquisador comenta discos da música brasileira à luz de seus contextos históricos e também bate papo sobre referências musicais com artistas, jornalistas e pessoas ligadas ao universo da música.


"Sou apaixonado pela música brasileira desde que me entendo por gente. Já descobri muita coisa incrível no ritual de tocar nos discos, ouvir músicas com encartes, ler fichas técnicas e agradecimentos. Começou como curiosidade e, quando vi, já tinha quase 2 mil CDs”, conta o pesquisador. Atualmente, Ivan cursa doutorado na Universidade do Porto (Portugal), com projeto que relaciona canto de intervenção e música de protesto nas ditaduras portuguesa e brasileira.

Chico César, Odair José, Otto, Martins, Almério, Karina Buhr, Mariana Aydar, China, Juliano Holanda e Fernando Catatau são alguns dos convidados que já marcaram presença nos papos sobre referências musicais. Nos vídeos, a produção musical dos álbuns é costurada com a trajetória do artista em questão, e fatos históricos relevantes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco