Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Festival de Curtas Metragens exibe filmes pernambucanos e mais 212 produções

Publicado em: 20/08/2020 09:52

Uma das obras locais desta edição é Inabitável, dirigida por Matheus Farias e Enock Carvalho. (Foto: Divulgação)
Uma das obras locais desta edição é Inabitável, dirigida por Matheus Farias e Enock Carvalho. (Foto: Divulgação)

Um dos maiores eventos de curtas do mundo, o Festival Internacional de Curtas Metragens - Curta Kinoforum chega à 31ª edição em um suporte on-line. Com 212 filmes de 46 países de cinco continentes, o evento começa nesta quinta-feira (20) e ficará no ar até o dia 30, com exibição gratuitas de obras, entre elas produções realizadas no período de quarentena e curtas de diretores pernambucanos. A programação conta também com oficinas e um happy hour com realizadores. O acesso está disponível no site kinoforum.org.br e no aplicativo InnSaei.tv.

O festival divide a programação em sete mostras. Uma das principais é a Mostra Limite, com curtas pautados em inovações estéticas e narrativas. O evento apresenta ainda as mostras Internacional, Latino-Americana e Infanto-Juvenil, Programas Brasileiros, Programas Especiais e Atividades Paralelas.  

Boa parte dos curtas selecionados integrou as principais premiações internacionais como Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, IDFA-Amsterdã e Nova York.  Em entrevista ao Viver, a criadora e diretora Zita Carvalhosa comenta como foi a formulação da curadorias desta edição virtual. “A mostra segue o formato já firmado por ela: ela não muda de cara, os filmes que vão mudando. Sempre tivemos a ideia de que é mais rico exibir coisas diferentes entre si. A nossa linha curatorial é essa: o melhor filme é aquele que você quer recomendar a um amigo”, pontua.

Na Mostra Brasil, destaque para Ilhas de calor, do alagoano Ulisses Arthur Macedo, vencedor do prêmio de melhor curta no Cine Ceará e do Prêmio João Carlos Sampaio no Janela Internacional de Cinema do Recife. Além disso, o festival terá os programas Terror na Tela - A Grande Noite e o programa Novas Áfricas, com curadoria de Claire Diao, escritora e especialista no cinema contemporâneo da África. Na produção internacional e latino-americana estão o alemão Serial parallels, de Max Hattler, premiado no Festival de Annecy - um dos mais importantes da animação internacional - e o cubano A travessia, de Otávio Almeida, selecionado para o IDFA-Amsterdã, que apresenta os principais lançamentos documentais da sétima arte.

A produção pernambucana integra vários programas. Entre os jurados da mostra competitiva está Kleber Mendonça Filho. Uma das obras locais desta edição é Inabitável, dirigida por Matheus Farias e Enock Carvalho, a dupla de Caranguejo rei. Outro nome de destaque é o curta Cinema contemporâneo, de Felipe André Silva, que foi exibido no Janela no ano passado. Outros curtas pernambucanos são: O verbo se faz carne, de Ziel Karapotó, e Noite fria, de Priscila Nascimento.
 
+ Kinoforum
Dentro da programação paralela, as happy hours tentam trazer a extensão do debate sobre os filmes para o clima de mesa de bar. Serão uma conversa na plataforma Zoom entre os realizadores e o público. Os filmes vão entrar sempre às 19h em formato de sessão, e o happy hour às 18h do outro dia, inclusive uma delas com DJ. Ainda na programação onlines está o programa Conexão USP Kinoforum - Seminário Internacional, com mesas de debate com cineastas, entre eles Petra Costa (Democracia em vertigem), para tratar de temas como Cinema, memória e construção do futuro, Animação como cinema, Artes e design e Caminhos do audiovisual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco