Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Na quarentena, cresce aposta em livros motivacionais de autoconhecimento

Publicado em: 03/06/2020 10:00 | Atualizado em: 03/06/2020 12:34

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução


Os medos e as incertezas que rodeiam o mundo pandêmico são também um desafio em meio ao combate ao novo coronavírus. Surtos virais recentes, como Sars em 2003 e Mers em 2012, ambas doenças respiratórias que afetaram as populações principalmente da China e do Oriente Médio, mostraram o aumento da preocupação em relação à saúde mental. Até por isso, especialistas acreditam que a covid-19 terá impactos profundos e que, por isso, é preciso ficar alerta.
 
Além dos cuidados em relação ao vírus, é preciso também dedicar um tempo na quarentena para si mesmo. O que pode ser feito de diversas formas, entre elas, com ajuda de alguns livros motivacionais recém-lançados no país que tratam sobre felicidade, propósito e meditação, temas em voga antes mesmo do coronavírus, mas que se tornaram ainda mais urgentes em meio à pandemia.
 
"Tudo isso que está acontecendo mundialmente deve contribuir para um índice de disfunção da população muito grande. A gente sabe que o mundo pós-pandemia será um mundo pós-trauma e que vai ser preciso que cada um desenvolva e faça coisas novas também. Por isso acho que o assunto da felicidade é de extrema importância. É sim o momento de falarmos de felicidade, de talentos, de esperança, de como definir próximos passos e de como se reconectar com as pessoas”, avalia Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela University of Pennsylvania e autora de O tempo da felicidade.
 
Escrito antes mesmo da pandemia, o livro acabou sendo lançado quando o Brasil decretou calamidade pública por conta da covid-19 e se mostrou ainda mais atual. Na obra, Flora propõe um sabático — que ela faz questão de explicar que não é um período de férias, como costuma ser imaginado — para repensar a vida e priorizar objetivos, com a missão de renovação.

"O livro surgiu da ideia de falar sobre esse tempo que as pessoas precisam para se regenerar e serem felizes. O sabático é um período a cada sete anos que a pessoa precisa para se renovar e descansar, vem do passado da agricultura, quando se plantava por seis anos e, no sétimo ano, a natureza precisa descansar. Veio a mesma ideia para o ser humano, que pode ter um contexto religioso, acadêmico, para um projeto específico”, explica.

Em quase 200 páginas, a autora estabelece caminhos de desenvolvimento para a felicidade. “Em qualquer momento da vida, e este é um deles, temos três formas de lidar com algo novo: desespero, desânimo e desenvolvimento. Os dois primeiros são extremos que temos que evitar. O desenvolvimento é o que proponho no livro. Temos que aproveitar esse momento para reencontrar o que realmente importa, que é o valor a vida. Acho que é o momento das pessoas buscarem esse tipo de energia, de olhar para si mesmo, porque o mundo vai ser diferente. Já está”, define.

Mudanças de hábito
 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução


Essa também é a percepção de Andreza Carício, especialista em desenvolvimento humano e autora de Todo santo dia, obra que tem dominado o ranking das listas de mais vendidos na quarentena. “Esse é um período em que as pessoas estão se conectando com três medos: da morte, da doença e de perder dinheiro. São três grandes medos que se não forem tratados levam à síndrome do pânico, transtornos, pensamentos perturbadores e é a última coisa que queremos para a humanidade”, avalia.

Por isso, ela acredita que é preciso investir no autocuidado e no autoconhecimento. “Não tem como fazer esse processo se você não se conhecer. Se não sei quem sou, não consigo enxergar verdadeiramente o outro e nem entender minhas demandas internas. Uma das bases da felicidade é conhecer a si mesmo”, completa.

Em Todo santo dia, Andreza compartilha 102 atitudes que podem trazer uma mudança no estilo de vida. O livro se inspira em coisas que ela fez na própria vida quando se percebeu infeliz, mesmo tendo posse de tudo que almejava: um bom emprego, um bom casamento, filhos... “Eu tinha parado de me escutar. A gente acaba deixando de ouvir nossos sonhos. Eu tinha esquecido. Então quando encontrei esse propósito na minha vida, pensei em escrever o livro sobre tudo aquilo que eu estava praticando para conseguir acordar feliz todos os dias. Eu sabia que podia ajudar na transformação das pessoas, porque me ajudou”, explica.
 
Uma das grandes mudanças de hábitos da sociedade na quarentena está ligada à prática da meditação, que se tornou popular até para quem antes não era adepto. “Vejo que o interesse das pessoas pela meditação está cada vez maior. Neste momento precisamos urgentemente de alívio para os medos e ansiedades despertados pela situação atual. Precisamos de algo que nos permita manter a calma em meio a tantas incertezas. E a meditação é justamente um caminho natural para conseguirmos tudo isso”, analisa Amanda Dreher, escritora e pesquisadora em terapias integrativas.

O assunto é tema da obra As meditações mais poderosas de todos os tempos, de Amanda Dreher, em que a autora sugere uma transformação que traz leveza e tranquilidade para o dia a dia a partir da prática. Para isso, a estudiosa compartilha 28 meditações simples e fáceis para que qualquer pessoa consiga realizar. A ideia é que o leitor possa criar rotinas meditativas. “Durante quatro anos, gravei centenas de meditações guiadas para os meus alunos, e dentre estas centenas de meditações selecionei as 28 mais poderosas, as que deram os melhores resultados.

A meditação transformou a minha vida. Transformou tanto que acabei desenvolvendo um método próprio, que surgiu para que outras pessoas não caiam nos mesmos erros que eu caí e consigam aplicar a meditação de forma simples e prática na sua rotina”, completa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco