Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DANÇA

Companhia pernambucana oferece lives com aulas de dança popular no mês de junho

Publicado em: 04/06/2020 15:06 | Atualizado em: 04/06/2020 15:14

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Diante da pandemia do novo coronavírus, a companhia pernambucana Artefolia que mantém a tradição das danças, brincadeiras e manifestações culturais típicas do estado, ingressou no circulito das lives em redes sociais. A partir deste sábado (6), às 17h, os integrantes do grupo vão oferecer vivências com diferentes brincadeiras populares, como frevo, cavalo marinho, maracatu de baque solto e do coco através do Instagram da Artefolia (@ciaartefolia). Os demais encontros deste mês ocorrerão nos sábados, sempre às 16h. A colaboração financeira é espontânea, não tem valor mínimo, e pode ser feita a partir de transferência bancária com dados fornecidos no Instagram do companhia e durante as lives.

"Com o cenário que estamos vivendo esta foi uma forma de permanecermos ativos, e colaborar não só para o desenvolvimento das nossas pesquisas que estão em curso, mas também de oferecer ao público um diálogo com o que estamos estudando e que, em algum momento, deveremos compartilhar", comenta Daniel Silva, um dos integrantes e mediadores das oficinas da companhia.

Sobre as dinâmicas de aula neste formato online, a bailarina Anne Costa acredita que possa ser uma troca interessante e desafiadora, além de oferecer às pessoas uma aproximação com nossas metodologias de trabalho e criação algo que seja mais que o ato de movimentar-se , aproximando mais as pessoas da linguagem da dança e dando visibilidade às manifestações de terreiro. "Não por acaso trazemos nos corpos as inquietações de existências periféricas e atravessadas por contextos racistas e machistas que temos o dever de desconstruir. Nosso trabalho também é pra isso”, afirmou a integrante da Artefolia.

Confira a programação:

SÁBADO (6)
16h LIVE-OFICINA: O corpo rural: trupés iniciais do Cavalo Marinho PROPOSTA : Nesta live compartilhada, dois integrantes da Cia Artefolia dividem o comando da vivência: Anne Costa traz, num primeiro momento, a preparação física para a construção desse corpo rural. Sequências para fortalecer a musculatura de base, agilidade, alongamento e coordenação motora são apenas alguns aspectos ativados neste momento e durante a aula-live. Em seguida, Daniel Silva conduzirá as experimentações de movimentos inspirado pela corporeidade dos brincadores e brincadoras da zona da mata Pernambucana, neste caso específico, do Cavalo Marinho. Os trupés elementares que caracterizam boa parte dessa construção corporal serão experimentados e a aula é direcionada tanto para iniciados quanto pessoas curiosas e apreciadores do movimento de uma maneira geral.
MEDIADORES: Anne Costa e Daniel Silva

SÁBADO (13)
16h LIVE-OFICINA: Aula de Frevo
PROPOSTA : Vivência da dança frevo a partir das singularidades e potencialidades dos corpos que dançam. Uma experimentação de passos e possibilidades de se conectar com essa dança, que está aberta a todos os corpos e atravessamentos, a partir do seu contexto histórico, social e político.
MEDIADORES: Gabi Carvalho e Jefferson Figueirêdo

SÁBADO (20)
16h LIVE-OFICINA: Corporeidade
PROPOSTA: O corpo e suas possibilidades e relações com o espaço/ lugar. Observando o momento atual, movimentar o corpo através a dança contemporânea permitindo o encontro das possibilidades. O corpo como instrumento relacional com o mundo e sua relação com o espaço físico. Convite para o corpo a se movimentar a partir desse momento que nos atravessa.
MEDIADORES: Daniel Silva e Ramalho Junior
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco