Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

NEGLIGÊNCIA

Artistas protestam em frente à Cinemateca Brasileira, ameaçada de fechamento

Publicado em: 04/06/2020 17:27

 (Foto: Pedro Gomes/TV Brasil)
Foto: Pedro Gomes/TV Brasil
Diante da iminência de fechamento da Cinemateca Brasileira, dezenas de artistas e pessoas ligadas à área da cultura fizeram um protesto em frente ao órgão federal, nesta quinta-feira (4). No último dia 29, o governo apresentou à Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), entidade responsável pela gestão do local, um plano para o encerramento das atividades no espaço. 

A Cinemateca, localizada na cidade de São Paulo (SP), é um órgão vinculado à Secretaria Especial da Cultra, responsável pela preservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro. Atualmente a secretaria se encontra sob o comando da atriz Regina Duarte, que no último dia 20 foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro como a nova gestora da Cinemateca, o que ainda não foi efetivado. 

Durante o protesto, foi lido um manifesto reunia assinaturas de dezenas de entidades nacionais e internacionais, incluindo as cinematecas Francesa e de Bolonha. Os manifestantes usaram máscaras de proteção contra a Covid-19. 

Entre os problemas que a Cinemateca vem enfrentando, estão repasse nulo do governo federal neste ano, perdas no acervo, falta de manutenção, atraso nos pagamentos dos salários de funcionários, que não recebem os vencimentos desde abril, e até das contas de energia.

O Ministério Público Federal (MPF) deu um prazo de 60 dias para a Secretaria Especial da Cultura dar informações sobre a falta de repasses orçamentários à Cinemateca Brasileira. Depois desse período, o MPF pode entrar com uma ação civil pública contra a secretaria.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco