Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Opção

Itaú Cultural estreia série online de entrevistas com nomes das artes

Publicado em: 11/05/2020 13:47 | Atualizado em: 11/05/2020 13:49

Maria Alice Vergueiro, Cleide Queiroz e Bete Coelho (Foto: Christina Rufatto, Age%u0302ncia Ophe%u0301lia e Andre%u0301 Seiti/Divulgação)
Maria Alice Vergueiro, Cleide Queiroz e Bete Coelho (Foto: Christina Rufatto, Age%u0302ncia Ophe%u0301lia e Andre%u0301 Seiti/Divulgação)
O Itaú Cultural estreou em seu site (www.itaucultural.org.br) o projeto Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre seus ofício, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Realizadas entre 2016 e 2019, no Itaú Cultural, em São Paulo, com a presença de público, as conversas são divididas em quatro temporadas de quatro episódios, a cada sábado, com novas histórias e memórias de artistas que integram a cultura brasileira e internacional. A série foi exibida inicialmente no Canal Curta! e agora ganha as plataformas digitais da instituição. O primeiro episódio foi disponibilizado no site no último sábado (9).

Seguindo a proposta inicial da programação, voltada às mulheres do universo das artes cênicas, a primeira temporada do Camarim em Cena reúne entrevistas com quatro atrizes de diferentes gerações e que são referência no teatro brasileiro. São elas: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara (confira abaixo as datas de exibição e os artistas de cada episódio).

A estreia trouxe Maria Alice Vergueiro,um dos principais nomes do teatro nacional. Conhecida como dama do underground do teatro paulistano (e pelos mais novos como a atriz do curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou naquele ano), Maria Alice Vergueiro fala sobre destaques da sua trajetória.

Com mediação do crítico teatral Jefferson Del Rios e participação de Luciano Chirolli, neste episódio a atriz, atualmente com 86 anos, fala de sua estreia nos palcos, em 1962, com a peça A Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal. Nesse caminho, que passa por momentos importantes do teatro do país, participou de produções do Teatro Oficina, do Grupo Pândega de Teatro e do Teatro do Ornitorrinco, do qual foi uma das fundadoras nos anos de 1970.

Neste sábado (16), vai ao ar o episódio com Bete Coelho. A mediadora é a fotógrafa de teatro Lenise Pinheiro e a atriz mineira de Belo Horizonte fala da sua atuação no teatro, que começou aos 10 anos de idade. Integrante da geração dos anos de 1980, ela trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar com o diretor Antunes Filho (1929-2019), e sob sua direção atuou nos espetáculos Macunaíma, Nelson Rodrigues II e Romeu e Julieta. No encontro, Bete fala também sobre os trabalhos que fez sob a direção de Gerald Thomas na Companhia de Ópera Seca, nos premiados Carmem com Filtro, Fim de Jogo e Graal.

Sempre com novos episódios, o Camarim em Cena segue com mais três temporadas ininterruptas, com estreias uma vez por semana, até agosto.

Confira as datas e entrevistados de cada temporada do Camarim em Cena:

TEMPORADA 1

9 de maio
Maria Alice Vergueiro. Mediação: Jefferson Del Rios e Luciano Chirolli

16 de maio
Bete Coelho. Mediação: Lenise Pinheiro

23 de maio
Cleide Queiroz. Mediação: Valmir Santos

30 de maio
TeudaBara. Mediação: Valmir Santos

TEMPORADA 2

6 de junho
Angel Vianna. Mediação: Ana Francisca Ponzio

13 de junho
Cacá Carvalho.Mediação:Beth Néspoli

20 de junho
Yara de Novaes. Mediação:Maria Eugênia de Menezes

27 de junho
AntonioJanô. Mediação:Beth Néspoli

TEMPORADA 3

4 de julho
Denise Weinberg. Mediação:Beth Néspoli

11 de julho
TadashiEndo. Mediação:Márcia Abos

18 de julho
Renato Borghi. Mediação:Valmir Santos

25 de julho
Angela RoRo. Mediação: Jotabê Medeiros

TEMPORADA 4

1 de agosto
Laura Cardoso. Mediação:José Cetra Filho

8 de agosto
Fernando Sampaio. Mediação:Valmir Santos

15 de agosto
Grace Passô. Mediação: Beth Néspoli

22 de agosto
José Celso Martinez Corrêa. Mediação:Nelson de Sá
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco