Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTE

Fundaj disponibiliza acervo e firma parceria com a Google Arts & Culture

Publicado em: 15/05/2020 14:18 | Atualizado em: 15/05/2020 14:42

 Entre as obras da instituição pernambucana, está um rico acervo da Fundaj e mais de mais de 16 mil peças históricas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), assim como os volumes da Biblioteca Blanche Knopf.  (Foto: Divulgação)
Entre as obras da instituição pernambucana, está um rico acervo da Fundaj e mais de mais de 16 mil peças históricas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), assim como os volumes da Biblioteca Blanche Knopf. (Foto: Divulgação)

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) firma uma parceria com a  Google Arts & Culture, uma plataforma gratuita dedicada ao conteúdo e acervo digital de arte. A instituição assinou com a empresa um contrato de confidencialidade (NDA), que visa proteger dados estratégicos da parte contratante. O acordo é essencial para preservar processos, documentos, valores aplicados, projetos, produtos e estratégias comerciais das empresas. 

A plataforma está disponível nos sistemas iOS e Android e para desktop. Entre as obras da instituição pernambucana, está um rico acervo da Fundaj e mais de mais de 16 mil peças históricas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), assim como os volumes da Biblioteca Blanche Knopf. A biblioteca, por exemplo, conta com mais de 130 mil volumes, entre livros raros, fascículos e periódicos, que agora estarão disponíveis para todo o mundo.

Em relação ao novo parceiro, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, destacou a importância do trabalho com tecnologias, que ajuda a compartilhar a cultura, a arte e a história, além de permitir que os museus criem exposições online.   “É uma maneira nova e imersiva de explorar a diversidade cultural na web por meio de um aplicativo gratuito. A partir de agora, o Google Arts & Culture ganha a parceria de mais uma instituição cultural. Conforme o acordo, a própria Fundaj é a responsável pela produção do conteúdo na plataforma e por acompanhar as capturas que podemos agendar na instituição”, declarou.

Como funciona 
Cada instituição fica responsável por seu acervo. Todas as obras deverão ser acompanhadas de uma ficha técnica e uma descrição para que o utilizador tenha informações sobre o autor, a peça e o contexto histórico. Por se tratar de um recurso internacional, é preciso disponibilizar o conteúdo em inglês e em português. O trabalho produzido para a plataforma pode ser publicado no site da instituição.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco