Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

literatura

Através de escuta virtual, pernambucana Luna Vitrolira transforma angústias em poesia

Publicado em: 18/05/2020 12:30 | Atualizado em: 18/05/2020 12:33

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
"Quantos silêncios guardamos por não conseguirmos externar as emoções de nossa natureza por falta de escuta? Mas e se você pudesse contar a sua história para alguém que a transformasse em poema?”, questiona a poeta e performer pernambucana Luna Vitrolira. Transformar a solidão, os medos e angústias das pessoas durante o período de isolamento social em poesia é o mote do projeto de escuta desenvolvido pela artista. O intuito é ajudar as pessoas que estão se sentindo fragilizadas emocionalmente com o confinamento, reconstruindo suas histórias através de poemas.

Para ser contemplado com a ação, gratuita, basta entrar em contato com Luna pelo Instagram (@luna_vitrolira). A conversa - por WhastApp, e- mail, telefone ou videochamada - terá duração de até 1h. Na sequência, o depoimento será transformado em poema e postado em vídeo nas redes sociais, preservando a identidade de cada pessoa responsável pelo relato. Até a última sexta-feira, cerca de 30 usuários já procuraram Luna e metade já teve as histórias divulgadas no perfil da artista, finalista do tradicional Prêmio Jabuti em 2019.

"Quando chegou a pandemia, só consegui me isolar. Percebi uma corrida dos artistas por lives no Instagram, mas eu não quis entrar nesse movimento de forma compulsória. Precisei de um tempo para me entender e me encontrar nesse contexto. A partir de então, fui traçando formas para que eu e a minha poesia pudessem ajudar nesse momento. É muito desafiante ser artista em um cenário onde as coisas perdem muito o sentido", desabafa Luna. Para a artista, além do engrandecimento no seu acervo literário, o projeto também tem surtido efeito positivo no seu bem-estar.

“Eu também me vejo sendo ajudada. São tantos traumas, adoecimentos, tantos silêncios. É uma troca muito interessante, porque acabamos promovendo cura a partir da palavra, além de me fazer pensar sobre a existência.” Entre os relatos mais presentes estão o desejo da maternidade, relacionamentos abusivos, amor próprio e violência doméstica, todos eles contados a partir de óticas femininas. “Apesar do convite ser para todos, só mulheres me procuraram até agora. Não acho que só as mulheres estão enfrentando um período de incertezas, vejo que tem relação com a masculinidade. Os homens não gostam de se colocar em um local de instabilidade emocional”, opina.

O atual projeto é inspirado pela invenção de rua desenvolvida por Luna Vitrolira em 2016. No período, ela armava uma banquinha no Centro do Recife e se colocava à disposição das pessoas para ouvir suas histórias. Percebendo a timidez de muitos, deixou de lado o ponto físico e passou a se aproximar dos passantes, criar alguma conexão e, a partir daí, construir os momentos de escuta. “Percebi que a poesia podia intervir na vida das pessoas, e extraí isso da poesia de rua. Transformei muitas histórias de amor e desamor em poesia, de pessoas conhecidas e desconhecidas da sociedade”, conta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco