Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Galo da Madrugada atrai multidão no primeiro desfile em São Paulo

Publicado em: 26/02/2020 15:21 | Atualizado em: 26/02/2020 15:33

Réplicas do Galo, com 4,5 metros de altura, foram espalhadas pelo Parque Ibirapuera. (Luiza Tiné/Divulgação)
Réplicas do Galo, com 4,5 metros de altura, foram espalhadas pelo Parque Ibirapuera. (Luiza Tiné/Divulgação)

Se no Recife o carnaval começa no Galo da Madrugada, assim como diz a canção interpretada por Alceu Valença, foi com a agremiação pernambucana que a folia de Momo foi encerrada em São Paulo. O bloco, considerado o maior do mundo, estreou na capital paulista com um desfile ao redor do Parque Ibirapuera na manhã de terça-feira, com shows de André Rio e Gustavo Travassos e participações especiais de Fafá de Belém, Luciano Magno, Gerlane Lops e Bia Villa-Chan.

A folia começou cedo, às 9h, e o circuito seguiu pela Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Obelisco do Ibirapuera e ao Monumento às Bandeiras. O tema do bloco no Recife, Xilogravuras no cordel do frevo, foi reproduzido em São Paulo. No comando da animação da festa, dois trios elétricos. Um com o cantor Gustavo Travassos, que recebeu a cantora Fafá de Belém - fã assumida do bloco e participante assíduo dos desfiles em Pernambuco. Outro com André Rio, que contou com a participação da cantora Gerlane Lops e dos multi-instrumentistas Luciano Magno e Bia Villa-Chan.

No repertório, predominaram os ritmos pernambucanos: frevo, caboclinho, ciranda, maracatu e manguebeat, como já havia adiantado o presidente do Galo, Rômulo Menezes. Chuva de sombrinhas, Vassourinhas, A praieira, Anunciação, Voltei Recife, É tanto amor e tantos outros hinos consagrados do carnaval pernambucano animaram a multidão. O sol de rachar fez os recifenses se sentirem em casa.

Muitos pernambucanos compareceram ao desfile do Galo em São Paulo. (Luiza Tiné/Divulgação)
Muitos pernambucanos compareceram ao desfile do Galo em São Paulo. (Luiza Tiné/Divulgação)

Entre os foliões, muitos pernambucanos devidamente empunhados da bandeira do estado, além daqueles que optaram por vestir camisetas dos times Náutico, Sport e Santa Cruz, e de blocos como Eu Acho É Pouco e Homem da Meia-Noite. Houve espaço para o humor: um grupo de amigos foi fantasiado de “Camarote do Le Parc”. Durante o percurso, que durou até por volta das 15h, o que não faltou foi animação.

Para muitos pernambucanos, foi um presente a quem não conseguiu viajar ao Recife neste carnaval. A diretoria do Galo compareceu em peso e cuidou pessoalmente do funcionamento dos trios. Quatro réplicas do galo gigante, cada uma com 4,5 metros de altura, foram espalhadas pelo parque. Na frente de cada uma, filas foram formadas para fotos com o ícone do carnaval de Pernambuco. 

O resultado da primeira edição da agremiação na capital paulista foi positivo: uma experiência diferente para quem não é pernambucano e um alento para quem é pernambucano e está longe de casa. Inclusive, a reação da multidão quando André Rio perguntou se gostaria que o bloco voltasse no próximo ano foi um caloroso “sim”. 

BILOLA DE BRENNAND
Para quem permanece em São Paulo e ainda está no espírito carnavalesco, no fim de semana pós-carnaval ainda tem mais folia pernambucana: o bloco A Bilola de Brennand desfila neste domingo, 1º de março, no Espaço 13 (Rua 13 de Maio, 798, bairro da Bela Vista). Os ingressos estão à venda pelo Sympla, no valor de R$ 40.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco